CHUVAS ABAIXO DA MÉDIA PODEM AUMENTAR PREÇO DA ENERGIA NO SEGUNDO SEMESTRE, DIZ CEO DA CPFL

Brasília - O consumo de energia elétrica no país fechou os primeiros três meses do ano com queda acumulada de 4,2% em relação ao mesmo período do ano passado (Marcelo Camargo/Agência Brasil) - Foto: Marcelo Camargo/Agência BrasilO diretor-presidente da CPFL Energia, Gustavo Estrella, estima que as chuvas abaixo da média ao longo do período úmido neste ano, limitando a recuperação dos reservatórios das hidrelétricas, podem causar um aumento de preço da energia no mercado livre ao longo deste ano.
No entanto, ele não acredita que haja uma adversidade no suprimento de energia nas centrais hidrelétricas, que ainda mantêm níveis de armazenamento agradáveis.
“A hidrologia desfavorável, principalmente em janeiro, o que faz com que a gente tenha alguma pressão não de fornecimento, mas de preço ao longo de 2024″, disse durante teleconferência com analistas e investidores para apresentar os resultados financeiros da companhia no quarto trimestre de 2024.
O executivo também relatou a influência da maior demanda energética, que tem como consequência a elevação dos preços praticados no mercado livre. Na distribuidora, contudo, as tarifas são determinadas em processos de revisão tarifária regulada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e não sofrem impacto imediato com o fenômeno.
(Estadão)
Foto: Divulgação



