Sol -° | Salvador
lupa
ECONOMIA

SETOR ATACADISTA DISTRIBUIDOR CRESCE ACIMA DE 17% NO PRIMEIRO SEMESTRE

Compartilhe a matéria

Facebook
Whatsapp
Twitter
icone do google Siga o Bahia Econômica
Interior of large distribution warehouse with shelves stacked with palettes and goods ready for the market.
Interior of large distribution warehouse with shelves stacked with palettes and goods ready for the market. - Foto: Interior of large distribution warehouse with shelves stacked with palettes and goods ready for the market.

O setor atacadista distribuidor registrou, de acordo com o Termômetro ABAD Nielsen IQ, crescimento de 17,5% no primeiro semestre de 2023 quando comparado com o mesmo período do ano anterior.

O bom desempenho acompanha as tendências positivas da macroeconomia. "A moeda brasileira vem se fortalecendo; temos entradas de divisas significativas, tanto pela balança comercial quanto pelos investimentos de longo prazo; tivemos o avanço da reforma tributária, que certamente trará mais segurança jurídica às empresas; e, finalmente, podemos projetar um cenário com taxa básica de juros menor no médio prazo. São dados importantes, que justificam o bom momento do setor", avalia o presidente da ABAD - Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores, Leonardo Miguel Severini.

No primeiro trimestre de 2022, o país ainda sofria as consequências da pandemia de covid-19. Com isso, nesse período pode-se notar um boom do e-commerce enquanto, em 2023, nota-se a retomada do consumo fora do lar e o crescimento do varejo físico. Em comparação com o mês de junho de 2022, houve crescimento de 12,1%.

Um ponto de destaque é que no comparativo mês a mês, a dinâmica de variação se manteve parecida nos dois últimos anos, com retração entre os meses de maio e junho. Houve queda de -13,7% no mês de junho na comparação com maio de 2023. No mesmo período, em 2022, a queda foi de -9,7% entre os meses.

Foto: freepik

Tags:

Mais lidas

seta para cima