Sol -° | Salvador
lupa
SAÚDE E EDUCAÇÃO

BAIXA PROCURA DE VACINA CONTRA HPV NA BAHIA PREOCUPA

Compartilhe a matéria

Facebook
Whatsapp
Twitter
icone do google Siga o Bahia Econômica
BAIXA PROCURA DE VACINA CONTRA HPV NA BAHIA PREOCUPA

A baixa cobertura vacinal contra o HPV na Bahia preocupa a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) e especialistas da área. O número está abaixo dos 80% da meta estabelecida pelo Ministério da Saúde (MS, registrando apenas 51,2% no público-alvo feminino e 22,74% do masculino em 2022, enquanto em Salvador está em 46,12% e 18,04% respectivamente. A situação preocupa a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) e especialistas da área.

O imunizante quadrivalente, que protege para os quatro subtipos mais frequentes do vírus – 6, 11, 16 e 18 –, disponível no SUS desde 2014, é direcionado para crianças e adolescentes de 9 a 14 anos.

A sanitarista da coordenação de imunizações da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Divep) da Sesab, Akemi Enders, considera os dados longe do ideal, em que apenas 68,54% das meninas e 34,55% dos meninos na Bahia e 65,83% e 29,9%, respectivamente, em Salvador tomaram a primeira dose.

Foto: Getty Images

Tags:

Mais lidas

seta para cima