GOVERNO VAI ABRIR MATRÍCULA PARA REDE ESTADUAL

Inscrições para os novos alunos que querem estudar na rede pública de ensino da Bahia começam na próxima semana e será feita de forma virtual
Por: Douglas Santana Ferreira
A volta as aulas estão se aproximando e a rede estadual de ensino vai abrir as inscrições de novos alunos que desejam estudar nas escolas públicas do estado. Todo o processo será feito de forma virtual, on-line.
A matrícula na rede estadual de ensino será realizada de 16 a 24 de janeiro. Basta acessar o Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br) e seguir as orientações do próprio sistema.
Ao clicar no ícone "Solicite sua matrícula", deverá ser informado o número do CPF e a data de nascimento do estudante, bem como a escola que deseja estudar e a série que cursará.
Em seguida, serão solicitadas informações complementares, como dados do responsável e de contato. Após esse processo, será disponibilizado um comprovante de solicitação.
A rematrícula foi feita no final de 2022 e as inscrições serão direcionadas para alunos novos, pessoas com deficiência e para a transferência de estudantes da rede que querem mudar de escola.
O estudante que não tem acesso à internet poderá fazer a matrícula diretamente na escola, independente da unidade que deseja estudar. A confirmação da matrícula acontecerá mediante a entrega da documentação exigida, dentro do prazo estabelecido no comprovante de matrícula, na unidade escolar em que o estudante foi matriculado.
Confira o calendário disponibilizado pela Secretaria de Educação (SEC):
- 16 de janeiro - Será dedicado, exclusivamente, para Pessoas com Deficiência (PcD);
- 17 de janeiro - O segundo dia de matrícula é para transferência do estudante que concluiu o ano letivo em 2022 na rede estadual de ensino e que pretende se transferir para outra unidade escolar da própria rede, porque quer ou porque a unidade escolar onde estudou não oferta a série seguinte. Neste caso, a transferência só pode ser feita presencialmente, de preferência, na escola em que o estudante estava matriculado;
- 18 e 19 de janeiro – Estes dias serão para a matrícula dos concluintes do 5º ano ou 9º ano do Ensino Fundamental que vierem da rede municipal de ensino. A matrícula poderá ser realizada pelo próprio estudante, caso seja maior de 16 anos de idade, ou pelo responsável legal, preferencialmente, via internet ou em qualquer unidade escolar da rede estadual;
- 20 de janeiro - A matrícula será destinada para o ingresso do estudante de qualquer ano ou série do Ensino Fundamental, sem distinção da rede de ensino de origem;
- 23 e 24 de janeiro - Nestes dias, a matrícula é para qualquer ano ou série do Ensino Médio e poderá ser feita através da internet ou em qualquer unidade escolar da rede estadual.
Foto: Pedro Moraes/SECBA



