Sol -° | Salvador
lupa
DESTAQUE DO DIA

TAXAS DE JUROS DAS OPERAÇÕES DE CRÉDITO SOBEM PELA 8ª VEZ EM 2022

Compartilhe a matéria

Facebook
Whatsapp
Twitter
icone do google Siga o Bahia Econômica
TAXAS DE JUROS DAS OPERAÇÕES DE CRÉDITO SOBEM PELA 8ª VEZ EM 2022

Segundo a Pesquisa de Juros da ANEFAC, as taxas de juros das operações de crédito subiram em agosto, sendo está a 8ª vez consecutiva em 2022.
"A elevação está sendo causada pelo aumento dos juros futuros, da elevação da SELIC e expectativa de novas elevações frente a uma inflação maior e, ainda, devido aos índices de inadimplência do Brasil que devem subir por causa do desemprego elevado, aumento da inflação e seu reflexo na renda e maior dificuldade na concessão de crédito por parte dos bancos, e, por último devido a elevação da CSLL (Contribuição Social sobre o Lucro Líquido) dos bancos para custear a abertura do programa de renegociação de dívidas de empresas do Simples Nacional", explica Miguel José Ribeiro de Oliveira, diretor executivo de estudos e pesquisas da ANEFAC.

Na visão do especialista, esse cenário não será diferente nos próximos meses e as taxas de juros das operações continuaram subindo, tendo em vista a piora do cenário econômico com maior risco de crédito e da elevação da inadimplência, bem como com as prováveis novas elevações da SELIC frente a uma inflação maior.

Mais lidas

seta para cima