Sol -° | Salvador
lupa
DESTAQUE DO DIA

AGRONEGÓCIO CRESCE 3,8% E REPRESENTA 21% DO PIB BRASILEIRO

Compartilhe a matéria

Facebook
Whatsapp
Twitter
icone do google Siga o Bahia Econômica
AGRONEGÓCIO CRESCE 3,8% E REPRESENTA 21% DO PIB BRASILEIRO
Foto: Foto: Ouro Safra/ Divulgação

O Produto Interno Bruto (PIB) do agronegócio brasileiro cresceu 3,81% em 2019 na comparação com 2018, divulgou nesta segunda-feira (9) a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) em parceria com a Escola de Estudos Agrários da USP (Esalq).

Segundo o levantamento, o setor representa 21,4% do PIB total do país. Esse dado é diferente do PIB agropecuário, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na última quarta-feira, que calcula o que é produzido dentro das fazendas.

Já o índice da CNA leva em conta o agronegócio como um todo, como as agroindústrias (como frigoríficos) e o setor de serviços (como transporte de mercadoria).

Entre os segmentos do setor, o PIB cresceu para insumos (5,54%), agroindústria (4,99%) e agrosserviços (6,77%), mas recuou para o segmento primário (3,03%); nesse último caso, pressionado para baixo pela agricultura. Por outro lado, o desempenho da pecuária foi considerado excelente pelo estudo. (G1)

Foto: Divulgação/ Ouro Safra

Mais lidas

seta para cima