Sol -° | Salvador
lupa
DESTAQUE DO DIA

MORTES POR POLICIAIS CRESCEM EM NOVE ESTADOS DO PAÍS

Compartilhe a matéria

Facebook
Whatsapp
Twitter
icone do google Siga o Bahia Econômica
BA - OPERA«¿O CUI BONO?/SALVADOR  - POLÕTICA - A PolÌcia Federal (PF) deflagrou na manh¿ desta segunda-feira, 16, uma   operaÁ¿o que tem como alvo o deputado L¿cio Vieira Lima (PMDB-BA), irm¿o   do ex-ministro Geddel Vieira Lima. Na capital baiana, policiais federais   realizam buscas no apartamento de L¿cio no edifÌcio Residencial Du Valle,   no bairro do Chame-Chame, que fica ao lado do prÈdio onde Geddel tem   residÍncia. Advogados do polÌtico baiano acompanham a aÁ¿o da PF, mas n¿o   quiseram falar com a imprensa.    16/10/2017 - Foto: JO· SOUZA/AG NCIA A TARDE/ESTAD¿O CONTE¿DO
BA - OPERA«¿O CUI BONO?/SALVADOR - POLÕTICA - A PolÌcia Federal (PF) deflagrou na manh¿ desta segunda-feira, 16, uma operaÁ¿o que tem como alvo o deputado L¿cio Vieira Lima (PMDB-BA), irm¿o do ex-ministro Geddel Vieira Lima. Na capital baiana, policiais federais realizam buscas no apartamento de L¿cio no edifÌcio Residencial Du Valle, no bairro do Chame-Chame, que fica ao lado do prÈdio onde Geddel tem residÍncia. Advogados do polÌtico baiano acompanham a aÁ¿o da PF, mas n¿o quiseram falar com a imprensa. 16/10/2017 - Foto: JO· SOUZA/AG NCIA A TARDE/ESTAD¿O CONTE¿DO - Foto: ESTAD¿O CONTE¿DO

O aumento das mortes decorrentes de intervenção policial segue dinâmicas distintas em comparação com os assassinatos totais. Dados de secretarias de Segurança Pública de 14 estados e do Distrito Federal mostram que o avanço dos chamados autos de resistência nem sempre é acompanhado por quedas no número de mortes violentas — estatística que inclui homicídios dolosos, latrocínios e lesão corporal seguida de morte.

O discurso de que o aumento da repressão policial letal gera necessariamente a queda da criminalidade vem sendo defendido mais abertamente por políticos desde a eleição do ano passado. De 15 unidades da federação analisadas pelo GLOBO, em nove houve crescimento dos casos na comparação entre janeiro e abril de 2018 e de 2019.

Os números mostram, contudo, que em seis desses estados os autos de resistência caíram, assim como os homicídios (ou seja, não houve relação de causa e consequência). No Piauí, mais um exemplo, só que com números de sinais trocados. No único estado analisado em que dados de homicídios subiram (6%) em 2019, as mortes decorrentes de intervenção policial também avançaram: foram 32 entre janeiro e julho deste ano, 23% a mais do que em 2018.

Mais lidas

seta para cima