Sol -° | Salvador
lupa
UNCATEGORIZED

91% DOS DEPUTADOS ALVO DA LAVA JATO DISPUTAM ELEIÇÃO

Compartilhe a matéria

Facebook
Whatsapp
Twitter
icone do google Siga o Bahia Econômica
BA - OPERA«¿O CUI BONO?/SALVADOR  - POLÕTICA - A PolÌcia Federal (PF) deflagrou na manh¿ desta segunda-feira, 16, uma   operaÁ¿o que tem como alvo o deputado L¿cio Vieira Lima (PMDB-BA), irm¿o   do ex-ministro Geddel Vieira Lima. Na capital baiana, policiais federais   realizam buscas no apartamento de L¿cio no edifÌcio Residencial Du Valle,   no bairro do Chame-Chame, que fica ao lado do prÈdio onde Geddel tem   residÍncia. Advogados do polÌtico baiano acompanham a aÁ¿o da PF, mas n¿o   quiseram falar com a imprensa.    16/10/2017 - Foto: JO· SOUZA/AG NCIA A TARDE/ESTAD¿O CONTE¿DO
BA - OPERA«¿O CUI BONO?/SALVADOR - POLÕTICA - A PolÌcia Federal (PF) deflagrou na manh¿ desta segunda-feira, 16, uma operaÁ¿o que tem como alvo o deputado L¿cio Vieira Lima (PMDB-BA), irm¿o do ex-ministro Geddel Vieira Lima. Na capital baiana, policiais federais realizam buscas no apartamento de L¿cio no edifÌcio Residencial Du Valle, no bairro do Chame-Chame, que fica ao lado do prÈdio onde Geddel tem residÍncia. Advogados do polÌtico baiano acompanham a aÁ¿o da PF, mas n¿o quiseram falar com a imprensa. 16/10/2017 - Foto: JO· SOUZA/AG NCIA A TARDE/ESTAD¿O CONTE¿DO - Foto: ESTAD¿O CONTE¿DO

Dos 55 deputados federais que são alvo de inquéritos e ações penais na Operação Lava Jato, 50 (o equivalente a 91% do total) vão disputar as eleições deste ano, de acordo com levantamento feito pelo jornal O Estado de S. Paulo.

A maior parte dos parlamentares (42) disse que disputará a reeleição; quatro pretendem concorrer a uma vaga no Senado; dois a governos estaduais; um ao Legislativo estadual e um à Presidência da República. Três deputados não responderam ou estão indecisos, enquanto apenas dois disseram que não vão ser candidatos.

Se eleitos para o Congresso, eles mantêm foro privilegiado para serem investigados e julgados em casos que tramitam no Supremo Tribunal Federal. Com o novo entendimento firmado pelo STF, no entanto, o foro para parlamentares federais só vale para crimes praticados no mandato e em função do exercício do cargo. Crimes comuns ocorridos antes de assumirem seus cargos ou sem ligação com os mandatos podem ser julgados por tribunais de primeira instância.

Partidos: dos 50 deputados que pretendem disputar algum cargo neste ano, 12 são filiados ao PP e outros 12 ao PT. Na sequência, aparecem seis do PSDB e quatro do DEM.

Mais lidas

seta para cima