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ARTIFACT TEM QUEDA DE 98% DOS JOGADORES; ENTENDA OS PROBLEMAS DO GAME

Redação - 15/02/2019 07:39 - Atualizado 15/02/2019

Artifact, jogo de cartas da Valve inspirado no universo de DotA 2, registrou uma queda de 98% dos jogadores no mês de fevereiro, de acordo com o Steam Charts. Em novembro de 2018, quando o game foi lançado, mais de 60 mil usuários acessaram os servidores ao mesmo tempo. O número não se manteve por muito tempo e diminuiu para menos de mil pessoas em apenas dois meses.

Artifact chegou para concorrer com Hearthstone, Gwent e Magic: The Gathering Arena. O lançamento do game foi aguardado e ele chegou como uma grande promessa nos esports. No entanto, o título perdeu popularidade após receber críticas em relação ao seu preço elevado na Steam e pela necessidade de gastar mais dinheiro para comprar cartas fortes. Entenda a seguir os principais motivos que dificultam o sucesso do game.

Modelo de receita do jogo

Atualmente Artifact ocupa a posição 246 no Steam Charts, site de análise dos jogos da loja da Valve. No dia 12 de fevereiro, o site registrou a presença de menos de mil jogadores online, uma queda de aproximadamente 98%. Um dos possíveis motivos para a impopularidade do game é o seu modelo de receita, que requer um alto investimento do jogador.

Artifact custa R$ 77,99. Além de não ter licença gratuita, a jogabilidade pede que os players invistam um valor alto para ter um deck completo. O mercado de cartas criado dentro da plataforma do game é a opção mais rápida para evoluir no jogo. O outro método, mais barato e demorado, é jogar várias vezes contra adversários mais fortes para receber cartas lentamente. Alguns cards, como Axe e Drow Ranger, chegam a custar R$ 80 e R$ 55, respectivamente. Principal concorrente de Artifact, Hearthstone utiliza o modelo free-to-play, ou seja, o download é gratuito, mas é possível comprar cartas com dinheiro real.

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