sexta, 29 de março de 2024
Euro 5.4105 Dólar 5.0163

NOVO EMOJI ‘MIXURUCA’ VIRA PIADA; RELEMBRE FIGURAS COM SIGNIFICADO SEXUAL

admin - 12/02/2019 08:00 - Atualizado 12/02/2019

Um dos novos emojis de 2019, anunciados na última terça-feira (5), chamou a atenção dos usuários de todo o mundo e virou piada na Internet – no Brasil, ele ganhou o nome de “mixuruca”. Isso porque, assim, como vários outros emoticons, o símbolo ganhou conotação sexual. O ícone se chama oficialmente Pinching Hand, algo como “Mão Beliscando”, em tradução livre. A mão, que serve para identificar algo pequeno ou diminutivo ganhou duplo sentido e está sendo compartilhado para simbolizar pênis pequenos.

No Twitter, a figura foi massivamente interpretada como um gesto para identificar um órgão genital masculino pequeno, com um tom de humor ou gozação. Uma alternativa mais leve relacionou o emoji com o gesto feito pelo Professor Raimundo, personagem de Chico Anysio, ao falar o bordão “E o salário, ó” na televisão. O “Pinching Hand” mostra uma mão fechada com os dedos polegar e indicador próximos um ao outro. De acordo com a Emojipedia, o ícone deve ser usado para “sugerir que algo é pequeno ou para gesticular uma pequena quantidade

Essa não é a primeira vez que um emoji recebe conotação sexual. As figuras de berinjela e banana também são constantemente comparadas ao órgão masculino. Já o ícone de pêssego passou a ser mundialmente associado a um bumbum após um post da socialite americana Kim Kardashian. Alguns usuários também usam o emoji de “gotas de suor” para simbolizar um orgasmo masculino e o “punho cerrado” para indicar masturbação.

Um estudo canadense publicado em 2018 explorou o uso dos emojis com contextos sexuais. Mais da metade dos quase 700 participantes afirmaram que usam as figuras com segundas intenções nas conversas particulares. Segundo o artigo, os três ícones mais enviados e recebidos com esse teor foram a língua (👅), a berinjela (🍆) e as gotas de suor (💦). Já as emoticons humanos mais comuns foram o rosto com sorriso sugestivo (😏), o rosto piscando (😉) e o emoji mandando um beijo com coração (😘).

No Brasil, os emojis de Lua também recebem interpretação sexual, principalmente nas conversas do WhatsApp. As enigmáticas expressões impressas nas figuras deixam os usuários em dúvida se devem usá-las como sinal de ironia ou possuem um sentido malicioso. Outros emojis também tiveram o sentido alterado pelos usuários, mas sem receber estímulos sexuais. É o caso do “high five”, que representa duas mãos em oração, e o ícone de rena que puxa o trenó do Papai Noel, que, na verdade, é um cervo.

Além do já polêmico emoji “mixuruca”, o pacote divulgado pela Unicode contará com 230 novos ícones e tem lançamento previsto para 5 de março e, a partir daí, deve chegar ao WhatsApp, Android e iPhone (iOS). Entre as figuras, estão novos animais, pessoas com deficiência, novas cores de corações, comidas e bebidas e símbolos diversos. Um emoji de gota de sangue também estará disponível, simbolizando a doação de sangue ou menstruação.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.