quinta, 25 de abril de 2024
Euro 5.5076 Dólar 5.1535

VALE ANUNCIA QUE VAI DEIXAR DE EXTRAIR REFINO DE MINÉRIO EM BARRAGENS

Redação - 07/02/2019 07:39

A mineradora Vale afirmou que vai parar de extrair minério de ferro em barragens que estavam desativadas, como era o planejado para acontecer em Brumadinho (MG). Em resposta a uma lista de perguntas feitas pela Folha, a empresa afirmou que o objetivo é agilizar o processo de descomissionamento, quando o montante construído pelas mineradoras com o material derivado da atividade de mineração é descompactado para reduzir o risco de novos rompimentos.

Desde 2016, a mineradora utiliza os rejeitos para extrair minérios finos que sobram do processo de mineração. Chamado pellet feed fines, o processo é usado pela Vale para criar o Brazilian Blend Fines (BRBF), que mistura os minérios com o tipo extraído no Sistema Norte de Carajás, mais nobre. Apenas as barragens a montante permitem que sejam extraídos minérios finos em rejeitos. A técnica para a construção das contenções é a mais barata, mas também é apontada por especialistas como a mais perigosa.

De acordo com a Vale, a barragem de Brumadinho estava inativa desde 2015. Em dezembro, a mineradora obteve licença ambiental para retomar as atividades na contenção justamente para extrair os minérios finos dos rejeitos.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.