quinta, 28 de março de 2024
Euro 5.4086 Dólar 5.0097

“DESTA VEZ, É UMA TRAGÉDIA HUMANA”, DIZ PRESIDENTE DA VALE EM REFERÊNCIA A NÚMERO DE MORTOS

admin - 25/01/2019 21:00 - Atualizado 25/01/2019

O acidente com a barragem da Vale, em Brumadinho, em Minas Gerais deixou, ao menos, sete mortos e 200 desaparecidos. As perspectivas para o número de vítimas são, porém, pessimistas, dada a dimensão do sinistro. Apenas para se ter uma ideia da situação, os primeiros atingidos pela avalanche de rejeitos e terra foram os funcionários da companhia, que estavam no refeitório quando foram atingidos.

O presidente da mineradora Vale, Fabio Schvartsman, lamentou , hoje (25), em coletiva na sede da companhia o acidente. “Não existem palavras para descrever a dor que estou sentindo com o que terá sido causado às vítimas, se elas existirem. Mas pelo volume de coisas que aconteceram, certamente tem”, afirmou a jornalistas. Ele ainda disse aos jornalistas que não há informações sobre quantas pessoas estão soterradas.

Se o episódio do município de Mariana, também localizado em Minas, foi considerado o mais grave acidente da história do Brasil, do ponto de vista ambiental, o episódio de Brumadinho deve ser a maior tragédia do país, em número de vítimas, com estimativas que variam em torno de 200 a 300 vítimas, de acordo com o Corpo de Bombeiros de Minas.

O rompimento da barragem ocorreu no início da tarde de hoje, na Mina Feijão. A Vale informou sobre o acidente à Secretaria do Estado de Meio Ambiente às 13h37. Os rejeitos atingiram a área administrativa da companhia e parte da comunidade da Vila Ferteco.

Na entrevista coletiva, Schvartsman, da Vale, foi perguntado também se a companhia aprendeu com o desastre anterior, ao que ele respondeu:

“Como vou dizer que a gente aprendeu (após o acidente de Mariana) se acaba de acontecer um acidente desconcede uma entrevista coletiva, na sede da empresa no Rio de Janeiro, para dar mais informações sobre a barragem rompida em Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. O presidente da companhia conversou com jornalistas por volta das 19h20.

Schvartsman assumiu o cargo de presidente da Vale logo após a tragédia de Mariana, com o lema “Mariana nunca mais”

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.