PORTO DE SALVADOR BATE RECORDE NA MOVIMENTAÇÃO DE CONTÊINERES

PORTO DE SALVADOR BATE RECORDE NA MOVIMENTAÇÃO DE CONTÊINERES

O Porto de Salvador marcou novo recorde na movimentação de contêineres em 2018: foram 323 mil TEUs (unidade que equivale a um contêiner de 20 pés) contra 307 mil TEUs do ano anterior. O aumento, de 5,2 %, se aproxima da perspectiva nacional, de 6%, segundo a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).

O número se refere as movimentações de embarque, desembarque, movimentos de transbordos e remoções – os dois últimos com 27 mil TEUs. Entre embarques e desembarques foram movimentados 296 mil TEUS, 2% acima do registrado em 2017, com destaque para o sentido de exportação de contêineres cheios, tanto para a navegação de longo curso, com 1%, quanto na navegação por cabotagem, que evoluiu 10,8%.

A navegação por cabotagem apresenta os números mais expressivos, sendo que nos desembarques dos cheios houve um incremento de 17,5%. Já quando incluídos os cheios e vazios, a navegação por cabotagem registrou crescimento de 11,0%, aumentando sua participação de 37% para 41% do total movimentado no porto.

Entre as principais mercadorias de exportação acondicionadas em contêineres estão a celulose, petroquímicos, frutas in natura, alimentos e bebidas. No sentido inverso, estão alimentos, produtos químicos, maquinas e eletroeletrônicos.

Além dos resultados positivos na movimentação, o terminal de contêineres também melhorou a sua performance em atividades operacionais, alcançando uma média de 63,6 movimentos/hora no ano passado, ante 58,5 em 2017 e 57,0 em 2016.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *