sexta, 19 de abril de 2024
Euro 5.6195 Dólar 5.2768

VENDAS DO COMÉRCIO NACIONAL SOBEM 2,9% EM NOVEMBRO, APONTA IBGE

Redação - 15/01/2019 08:24 - Atualizado 15/01/2019

As vendas do comércio varejista brasileiro registraram alta de 2,9% em novembro, na comparação com outubro, segundo dados divulgados nesta terça-feira (15) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado vem após duas quedas seguidas do setor. Em relação a novembro de 2017, o desempenho do comércio varejista foi de crescimento de 4,4%. No acumulado até novembro, a alta é de 2,5%, enquanto nos últimos 12 meses é de 2,6%.

De acordo com a gerente da pesquisa, Isabella Nunes, este foi o melhor resultado para um mês de novembro na comparação com outubro desde o início da série histórica do levantamento, informa o G1. Além disso, considerando todos os resultados da série na comparação mês contra mês imediatamente anterior, foi o segundo maior resultado da série, ficando atrás apenas de janeiro de 2017, que na comparação com dezembro de 2016 teve alta de 4%.

“Isso serve para mostrar que não se trata de um resultado comum. É difícil vermos nos serviços um crescimento mensal superior a 2%”, enfatizou. Segundo a pesquisadora, a alta em novembro tem relação direta com a Black Friday. “Percebemos a influência desse evento quando observamos os resultados setorialmente. Os resultados mais fortes foram de atividades cujas receitas são estimuladas pelas vendas online, principal motor da Black Friday”.

No comércio varejista ampliado, que inclui as atividades de veículos, motos, partes e peças e de material de construção, o avanço foi de 1,5% frente a outubro. O acumulado no ano ficou em 5,4%, enquanto que o acumulando nos últimos 12 meses foi de 5,5%. Frente a novembro de 2017, o volume de vendas subiu 5,8%, 18ª taxa positiva seguida.

Seis das oito atividades pesquisadas tiveram alta em novembro ante outubro, com destaque para os segmentos de Outros artigos de uso pessoal e doméstico (6,9%), Móveis e eletrodomésticos (5%) e Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (2,8%), beneficiados por promoções anunciadas em novembro pela Blcak Friday, segundo o IBGE.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.