sexta, 19 de abril de 2024
Euro 5.6195 Dólar 5.2768

PARALISAÇÃO DO GOVERNO AMERICANO PODE CUSTAR CARO

Redação - 12/01/2019 10:05

A paralisação parcial do governo dos Estados Unidos, que completa 21 dias já gerou um prejuízo de US$ 3,6 bilhões ao país. O valor exigido pela Casa Branca para construir o muro é de US$ 6 bilhões. Caso a paralisação dure mais duas semana, o prejuízo ultrapassa o valor solicitado.

O cálculo foi feito pela agência de risco Standard & Poor’s. “O impacto desta paralisação do governo tem custos econômicos diretos e indiretos. Os indiretos incluem férias canceladas nos parques nacionais, museus e monumentos, além de negócios perdidos com empreiteiros que fazem trabalhos para o ‘Tio Sam’. Enquanto um fechamento curto poderia não representar mudanças nos planos de negócios, um mais longo poderia sim forçar a redução de pessoal”, afirmou a  economista-chefe da agência, Beth Ann Bovino.

Trump se nega a aceitar qualquer proposta orçamentária para destravar o governo que não inclua o financiamento do muro. Os democratas, por outro lado, se negam a destinar a verba exigida pelo presidente para a construção. A paralisação afeta cerca de 800 mil funcionários, que estão sem receber salários ou ganharam licença não remunerada. Diferentes órgãos também estão sem recursos, operando de forma parcial.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.