sábado, 20 de abril de 2024
Euro 5.6195 Dólar 5.2768

OITO RECURSOS ÚTEIS E POUCO CONHECIDOS DO GOOGLE DRIVE

Redação - 02/05/2019 13:00 - Atualizado 02/05/2019

O Google Drive e as ferramentas de escritório online vinculadas à nuvem possuem recursos pouco conhecidos que podem aumentar a produtividade do usuário e facilitar a sua vida. Serviços como Google Docs, Google Planilhas e Google Apresentações disponibilizam funções que permitem facilitar tarefas diárias, permitindo encontrar PDFs utilizando a busca por texto, traduzir documentos, gerar QR Code e vincular diferentes apresentações de slides. Confira a seguir oito recursos “escondidos” da plataforma do Google.

1- Localizar PDF por texto na busca

O Google Drive escaneia os textos dos documentos em PDF, de forma que seja possível encontrá-los por meio da ferramenta de pesquisa textual. Para isso, digite no campo “Pesquisar no Drive” qualquer palavra ou termo presentes nas páginas do PDF desejado. Os resultados aparecerão sinalizados com o formato do arquivo

2- Adicionar fontes tipográficas ao Google Docs

O Google Docs permite adicionar novas fontes para utilizar nos textos. O serviço disponibiliza mais de 800 estilos tipográficos que não estão disponíveis por padrão no editor.

Passo 1. Acesse o campo “Fonte” e selecione a opção “Mais Fontes”;

Passo 2. Escolha a fonte desejada entre as opções da lista e finalize no botão “OK”.

3- Traduzir documentos

É possível traduzir documentos completos para diversos idiomas diretamente no Google Docs. Após a tradução, um novo documento será criado com o texto no novo idioma.

 Passo 1. Acesse a aba “Ferramentas” e, em seguida, vá até a opção “Traduzir documento…”;

Passo 2. Crie um título para o novo arquivo, selecione o idioma para qual o texto será traduzido e finalize pressionando o botão “Traduzir”.

4- Adicionar gráficos do Google Planilhas

É possível importar gráficos de arquivos do Google Planilhas para o Google Docs, incluindo um link para o arquivo original. É possível dimensioná-lo como quiser para se adequar ao formato da página e do texto.

Passo 1. Acesse a aba “Inserir”, depois “Gráfico” e, em seguida, assinale a opção “Do Planilhas…”;

Passo 2. Escolha o arquivo que contém o gráfico desejado e pressione o botão “Selecionar”;

Passo 3. Por fim, escolha o gráfico e pressione “Importar”.

5- Gerar QR Code no Google Planilhas

O Google Planilhas permite criar QR Codes direcionados para uma célula específica da planilha. Ao ser lido, o QR Code mostrará o conteúdo da célula informada.

Passo 1. Em uma célula vazia, digite o código a seguir:

No campo destacado “CÉLULA”, inclua a referência da célula que terá seu conteúdo revelado pelo QR Code. No exemplo abaixo, a referência usada foi “B4”. Note que o QR Code aparecerá imediatamente na planilha.

6- Receber notificação por e-mail sobre mudanças no documento

O Google Docs tem uma opção que permite que o usuário receba notificações por e-mail caso seja feita alguma mudança nas planilhas. O recurso é útil para ter o controle de arquivos compartilhados.

 Passo 1. Acesse a aba “Ferramentas” e depois vá em “Regras de notificação…”;

Passo 2. Determine se as notificações serão enviadas a cada alteração, ou ative o envio de um relatório diário. Finalize com o botão “Salvar”.

7- Mudar o cursor do mouse durante apresentações

O Google Apresentações permite mudar o cursor tradicional do mouse e inserir um efeito de laser para apontar as informações dos slides durante uma apresentação. Durante uma apresentação em tela cheia, toque no ícone “Apontador”, no menu inferior, para ativar o laser. Para voltar ao cursor normal, basta tocar novamente no botão.

8- Vincular diferentes slides

A ferramenta permite inserir links para outros slides que estão na sua apresentação, facilitando a abertura de informações anteriores, sem precisar procurar o conteúdo entre as páginas.

Passo 1. Selecione a palavra ou termo que servirá de link e clique com o botão direito do mouse. Em seguida, escolha a opção “Link”;

Passo 2. No campo “Link”, selecione a opção “Slides nesta apresentação” e informe a página desejada. Finalize a configuração em “Aplicar”.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.