quinta, 18 de abril de 2024
Euro 5.6247 Dólar 5.2425

GUEDES: PRESIDENTES DE BANCOS PÚBLICOS DARÃO ‘FIM À FALCATRUA’

Redação - 07/01/2019 12:05 - Atualizado 07/01/2019

O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse hoje (07), durante cerimônia de posse dos novos presidentes dos bancos públicos, que as funções das instituições financeiras foram desvirtuadas nos últimos anos. Sobre a Caixa Econômica Federal, chegou a dizer que o banco estatal foi vítima de “saques e assaltos”. Ele prometeu ainda abrir a chamada “caixa preta”, citada diversas vezes pelo presidente Jair Bolsonaro desde a campanha eleitoral. “A Caixa Econômica Federal foi vítima de saques, fraudes e assaltos de recursos públicos. Como vai ficar óbvio à frente, quando essas caixas pretas começarem a ser examinadas”, afirmou Guedes.

De acordo com O Globo, Guedes afirmou que os bancos públicos perderam por conta de uma “aliança perversa” e os novos presidentes estavam assumindo para “fazer a coisa direito e acabar com a falcatrua”: “A máquina de crédito do Estado sofreu desvirtuamento. Perderam-se os bancos públicos através de uma aliança perversa de piratas privados, democratas corruptos e algumas criaturas do pântano político. Esses presidentes vão assumir sabendo disso, fazer a coisa funcionar direito, da forma certa. Acho que o time comunga dessa filosofia, que é a filosofia do presidente, de fazer a coisa direito, de acabar com a falcatrua. E estamos aqui para enfrentar isso pelo povo brasileiro”, completou o ministro da Economia em seu discurso.

Empossado como chefe da Caixa, Pedro Guimarães disse que seu objetivo envolverá três pilares: devolver o dinheiro aportado pelo Tesouro por meio das privatizações, aumentar a presença do banco em comunidades carentes e deixar o que chamou de legado, baixar os juros do microcrédito no Brasil no longo prazo. Só a Caixa deve devolver cerca de R$ 40 bilhões aos cofres públicos. “Faremos isso (devolução do dinheiro ao Tesouro) via venda de participações de empresas controladas: seguros, cartões, assets (ativos)  e loterias. Já começa agora, pelo menos duas neste ano”, confirmou o executivo, que se emocionou em pelo menos três vezes durante o discurso, ao citar os familiares.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.