quinta, 25 de abril de 2024
Euro 5.5256 Dólar 5.1535

PROTESTOS REÚNEM MILHARES DE PESSOAS EM PARIS

Redação - 08/12/2018 11:55

Milhares de manifestantes, chamados de “coletes amarelos”, fazem protesto pelas ruas de país neste sábado (8) pelo quarto final de semana consecutivo. Perto da Champs-Elysées, a polícia jogou gás lacrimogêneo contra os manifestantes, que enfrentaram a polícia gritando “Macron renúncia!”, segundo a AFP. Quase 500 pessoas foram detidas, segundo balanço das autoridades até as 8h (horário de Brasília) deste sábado.

A polícia, que delimitou as ruas por onde os manifestantes poderiam passar, jogou bombas de gás lacrimogêneo para dispersar os que haviam desobedecido a determinação, em uma rua adjacente à Champs-Elysées, perto do Arco do Triunfo. De acordo com o primeiro-ministro, Édouard Philippe, 481 pessoas haviam sido detidas, das quais 211 ficaram sob custódia. Philippe presidiu na manhã deste sábado uma reunião com os responsáveis de segurança no Ministério do Interior, entre eles o ministro da pasta, Christophe Castaner.

Os agentes antidistúrbios tentaram impedir os manifestantes de passar pela avenida Champs-Elysées a partir de um determinado ponto, perto do Palácio do Eliseu. Por isso, os agentes utilizaram gás lacrimogêneo para dispersar “coletes amarelos” que tentavam de entrar pela rua Arsène Houssaye, adjacente à Champs-Elysées. Em entrevista ao canal “BFMTV”, a porta-voz da polícia, Johanna Primevert Primevert disse que havia cerca de 1.500 manifestantes na Champs-Elysées e centenas na praça da Bastilha e em Porte Maillot, perto do Palácio do Congresso.

Pela primeira vez em mais de 40 anos, as forças da ordem em Paris contam com 12 blindados da Gendarmaria (uma das forças militares encarregada da segurança do Estado francês) que podem ser utilizados para atravessar barricadas.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.