sábado, 20 de abril de 2024
Euro 5.6195 Dólar 5.2768

HOTEL FASANO INVESTE R$ 85 MILHÕES E RECUPERA PARTE DO CENTRO HISTÓRICO DE SALVADOR

Redação - 06/12/2018 07:25 - Atualizado 06/12/2018

Salvador já entrou na contagem regressiva para a inauguração do Hotel Fasano, que acontece nessa sexta-feira (7). A bandeira hoteleira ocupará o imponente edifício conhecido por ter sido sede do antigo jornal A Tarde, na Praça Castro Alves. O prédio passou por uma minuciosa restauração, com a adição de novas tecnologias que o adaptaram às demandas modernas, fator que tem alimentado a curiosidade de quem passa pelo local desde o início da obra, em 2015. A Prima Empreendimentos Inovadores, responsável pela recuperação do edifício, revelou, com exclusividade, ao Correio os detalhes da intervenção que elevou o imóvel histórico a padrões internacionais de qualidade e modernidade, sem perder o charme tradicional.

O imóvel, com característica de art déco, teve sua construção iniciada em 1921, sendo um dos primeiros a contar com a então inédita tecnologia de concreto armado, segundo o historiador e arquiteto  Francisco Sena. A proposta inicial era abrigar o jornal A Tarde e salas comerciais e escritórios, e nos dois últimos andares, o hotel Wagner. Porém, em 1975, o periódico mudou de sede e deu espaço a novas salas comerciais e, ao longo dos anos, o local foi sofrendo um processo de esvaziamento. Junto à tendência de diversos edifícios do parque imobiliário do centro de Salvador, acabou em estado de abandono.

O jogo apresentou sinais de mudança a partir de 2006, quando a Prima adquiriu o prédio e começou a buscar bandeiras hoteleiras que tivessem interesse em explorar a atividade ali. O escolhido foi o Fasano, e as obras iniciaram em agosto de 2015. De lá para cá foram investidos R$ 85 milhões na intervenção, que envolveu o reforço da estrutura e modernização dos sistemas internos, além da restauração das características históricas do imóvel. “Foi um trabalho realizado com muito cuidado, justamente por se tratar de um prédio antigo, com características históricas e que estava sem uso por muitos anos”, explica Luciano Carneiro, diretor executivo da Prima. Ele mesmo complementa: “Realizamos estudos e fizemos uma série de intervenções que modernizaram a estrutura e a tornaram apta para receber um empreendimento da magnitude da rede hoteleira Fasano”.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.