quinta, 28 de março de 2024
Euro 5.3995 Dólar 4.9925

ELMAR DESCARTA PRIORIDADE EM PROCESSO CONTRA LÚCIO VIEIRA

admin - 28/11/2018 16:56 - Atualizado 28/11/2018

O ainda deputado federal Lucio Vieira Lima (MDB) não conseguiu reeleger durante o pleito deste ano. O que poderia ser uma notícia ruim para o parlamentar, acabou lhe dando mais fôlego no processo que corre na Câmara dos Deputados por suposta quebra de decoro parlamentar no caso dos R$ 51 milhões encontrados pela Polícia Federal em um apartamento de Salvador (BA), cujo dono seria seu irmão, Geddel Vieira Lima. A falta de prioridade no caso de Lúcio foi confirmada pelo presidente do Conselho de Ética da Casa, Elmar Nascimento (DEM-BA).

Para a próxima semana, testemunhas de defesa de Lúcio foram chamadas para ser ouvidas no colegiado. No entanto, o demista ponderou que, para as sessões ocorrerem, é necessário quórum, além da presença do relator do caso. O próximo passo seria abrir o prazo para alegações finais do parlamentar. Logo depois, o relator apresentará seu parecer sobre o caso. Só assim será possível votar se o conselho recomenda, ou não, a cassação do deputado. Se tudo correr dentro dos prazos regimentais, Elmar avalia que o processo pode ser apreciado no colegiado em dentro de um mês.

Segundo reportagem publicada pelo G1, com o andar lento, o caso, que está no conselho desde fevereiro, pode acabar sendo arquivado. Se forem considerados os prazos legais, não deverá haver tempo hábil para concluir o processo até o recesso parlamentar, que tem início oficialmente a partir de 23 de dezembro.

Fora do conselho, a questão passa a ser o plenário da Câmara, que é quem realmente pode cassar o mandato de Lúcio. Para que não haja arquivamento, é preciso votação do parecer em plenário até 31 de janeiro de 2019, quando acaba a atual legislatura. “Na comissão acho que dá para votar, sim. No plenário é que eu já acho mais difícil”, afirmou.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.