DEPUTADO FLORANCE CONSIDERA ESTRATÉGICA PARA A ECONOMIA DA BAHIA APROVAÇÃO DA MP 843

DEPUTADO FLORANCE CONSIDERA ESTRATÉGICA PARA A ECONOMIA DA BAHIA APROVAÇÃO DA MP 843

Em entrevista ao Bahia Econômica na tarde de hoje, o deputado federal Afonso Florance (PT/Ba) demonstrou otimismo com a aprovação, pelo senado federal, na sessão de hoje, da MP 843, que cria o Rota 2030, iniciativa que concede incentivos fiscais para o setor automotivo.

O deputado argumentou que a iniciativa seria fundamental para o Nordeste, tendo em vista a importância das montadoras para a economia da região. Para além da Ford, em Camaçari, há plantas da Fiat e da Troller nos estados de Pernambuco e Ceará, respectivamente.

Na avaliação de Florance, o Rota 2030 colabora para viabilizar a presença da Ford na Bahia, que tem ampliado o prazo de vigência de incentivos fiscais de 2020 para 2025.

O Programa Rota 2030 – Mobilidade e Logística substitui o Inovar-Auto, que vigorou entre 2013 e 2017. Assim como a política anterior, o Rota 2030 baseia-se em incentivos fiscais. A principal medida do novo regime é a concessão de até R$ 1,5 bilhão por ano de crédito tributário à indústria, caso as montadoras participantes do Rota 2030 invistam ao menos R$ 5 bilhões ao ano em pesquisa e desenvolvimento.

Uma das mudanças aprovadas pelos parlamentares em relação ao texto encaminhado pelo Poder Executivo é a prorrogação, por cinco anos, do regime para as montadoras instaladas nas regiões Norte (motocicletas como BMW, Harley-Davidson, Honda e Yamaha) e Nordeste (Ford e Fiat Chrysler).

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *