sexta, 29 de março de 2024
Euro 5.4105 Dólar 5.0163

COPOM MANTÉM TAXA DE JUROS EM 6,5% AO ANO; INFLAÇÃO CONVERGE PARA O CENTRO DA META EM 2018

admin - 31/10/2018 19:00

O Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central (BC), manteve hoje (31), pela quinta vez consecutiva, a taxa básica de juros da economia, a Selic, em 6,5% ao ano.  A decisão foi unânime, e, inclusive, era esperada pelo mercado.

Com a decisão de hoje, a Selic continua no menor nível desde o início da série histórica do Banco Central, em 1986. De outubro de 2012 a abril de 2013, a taxa foi mantida em 7,25% ao ano e passou a ser reajustada gradualmente até alcançar 14,25% ao ano em julho de 2015, portanto, ainda no governo da ex-presidente Dilma Rousseff.

O início do afrouxamento monetário começou ainda em 2016, quando o Copom voltou a reduzir os juros básicos da economia até que a taxa chegasse a 6,5% ao ano em março de 2018.

Em comunicado emitido logo após a divulgação da nova Selic, o Copom, composto pelo presidente e pelos diretores do BC, informou que existe chance de a inflação voltar a subir caso haja “frustração de expectativas sobre a continuidade das reformas e dos ajustes necessários na economia brasileira”.

Segundo o texto, esse risco pode piorar caso haja turbulências internacionais que afetem economias emergentes. Segundo a nota, no entanto, “o grau de assimetria do balanço de riscos” diminuiu em relação à última reunião, em setembro.

Inflação

No Relatório de Inflação divulgado no fim de setembro pelo Banco Central, a autoridade monetária estima que o IPCA encerrará 2018 em 4,4%. De acordo com o boletim Focus, pesquisa semanal com instituições financeiras divulgada pelo BC, a inflação oficial deverá fechar o ano em 4,43%.

Crédito mais barato

A redução da taxa Selic estimula a economia porque juros menores barateiam o crédito e incentivam a produção e o consumo em um cenário de baixa atividade econômica. No último Relatório de Inflação, o BC projetava expansão da economia em 1,4% para este ano, estimativa revista para baixo depois da greve dos caminhoneiros.

Segundo o boletim Focus, os analistas econômicos projetam crescimento de 1,36% do Produto Interno Bruto (PIB, soma dos bens e serviços produzidos pelo país) em 2018.

A taxa básica de juros é usada nas negociações de títulos públicos no Sistema Especial de Liquidação e Custódia (Selic) e serve de referência para as demais taxas de juros da economia. Com informações da EBC.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.