quinta, 18 de abril de 2024
Euro 5.5871 Dólar 5.2485

CONHEÇA AS PROPOSTAS DE JAIR BOLSONARO E FERNANDO HADDAD PARA A PREVIDÊNCIA

Redação - 25/10/2018 09:06

A proposta de reforma da Previdência, apresentada no Congresso Nacional em 2016, não foi votada este ano, conforme pretendia o presidente Michel Temer. E, como o prazo para a discussão e a aprovação após as eleições é curto, o mais provável é que as mudanças sugeridas pelo atual governo não saiam do papel. Com isso, ficará a cargo do presidente eleito no próximo domingo, dia 28, propôr outras mudanças e apresentar um novo texto ao Congresso. Para saber o que pode mudar na Previdência com a nova gestão.

Jair Bolsonaro

Uma das propostas do candidato Jair Bolsonaro, do PSL, é aumentar a idade mínima de aposentadoria para o serviço público de 60 para 61 anos, e o tempo de contribuição de 35 para 36 anos. A ideia é criar uma regra progressiva, em que esse limite aumente em mais um ano a cada período de tempo. O candidato, porém, não especifica como funcionaria o sistema.

Além disso, Bolsonaro propõe introduzir o regime de capitalização. Hoje, o sistema previdenciário brasileiro funciona sob o regime de repartição, em que os mais jovens contribuem para a aposentadoria das gerações futuras, e no qual há um teto para o benefício. Com o envelhecimento da população, o número de pessoas que o recebem aumenta em ritmo superior ao dos que contribuem, causando desequilíbrio nas contas públicas. No sistema de capitalização, não há essa relação de dependência, pois cada um é responsável por acumular sua própria reserva.

Em sua proposta, inspirada no modelo chileno, apenas quem entrar no mercado de trabalho teria a opção de aderir ao novo regime, fora do INSS. Cada um teria uma conta individual, gerida pela instituição privada que escolher, na qual seriam feitos aportes (depósitos) ao longo da carreira. Para quem não conseguir poupar, o governo garantiria uma renda mínima, menor do que o salário mínimo e maior do que o Bolsa Família.

Ao optar pelo novo regime previdenciário, o trabalhador também estaria enquadrado em um sistema alternativo de regras trabalhistas. A chamada carteira verde e amarela — em oposição à tradicional azul — não seria regida pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Não haveria representação sindical, por exemplo. O atual modelo do INSS também passaria por uma reforma, incluindo a adoção de uma idade mínima para a aposentadoria, mas os detalhes ainda não foram fechados.

Fernando Haddad

O candidato do PT, Fernando Haddad, não prevê a proposta de reforma em seu plano de governo. Mas, segundo publicações, o petista poderia discutir a proposta de Ciro Gomes, que foi candidato à Presidência pelo PDT, de usar a capitalização para as aposentadorias acima do teto pago pelo INSS, atualmente de R$ 5.645,80. Pela proposta de Ciro Gomes, o grupo que recebe acima do teto entraria no sistema de capitalização. Para garantir benefícios maiores, esses trabalhadores fariam aportes a um fundo, desafogando o INSS. A proposta também seria aplicada para os servidores públicos. Em entrevistas, Haddad também mostrou preocupação com os Regimes Próprios de Previdência de estados e municípios, que enfrentam dificuldades em quase todo o país. O candidato não deu detalhes do que pretende propor a governadores e prefeitos, mas afirmou que é preciso repensar o sistema de aposentadoria do funcionalismo.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.