quinta, 18 de abril de 2024
Euro 5.6247 Dólar 5.2787

LUCRO DE COMPANHIAS SE DESCOLA DA ECONOMIA

Redação - 08/10/2018 12:21

A saúde financeira das empresas ainda não transbordou para a atividade econômica. No segundo trimestre, o lucro das companhias de capital aberto avançou 22% na comparação com o mesmo período do ano passado (excluindo Petrobras e Eletrobras), segundo a Economatica. O total, de R$ 26 bilhões, é mais do que as empresas lucraram no ano passado inteiro (mesmo incluindo as duas estatais).

Na contrapartida, o Produto Interno Bruto (PIB) ficou praticamente estagnado no período, com avanço de 0,2% ante o primeiro trimestre do ano e alta de 1% na comparação com 2017. O consumo das famílias ficou estável (0,1%), pressionado pelo ainda elevado desemprego e também pela greve dos caminhoneiros, que elevou a inflação.

“Esse descolamento acontece porque o ajuste das empresas não se deu por aumento de receita, o que indicaria aumento do consumo, mas por redução de despesas – além da queda dos juros, que derrubou os gastos das companhias com a dívida”, explica Piellusch, da FIA. Segundo levantamento do professor, do segundo trimestre do ano passado para o mesmo período em 2018, as despesas das empresas cresceram num ritmo menor que a receita – 7% ante 12%. Além disso, a despesa financeira, com a queda da Selic, recuou 21%. (Estadão)

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.