sexta, 29 de março de 2024
Euro 5.4105 Dólar 5.0163

CRESCEM ESPECULAÇÕES DE QUE NETO TENHA ABANDONADO CAMPANHA DE ZÉ RONALDO

admin - 03/10/2018 17:37 - Atualizado 03/10/2018

Na reta final da campanha ao governo do estado, ruídos na comunicação entre os componentes da coligação “Coragem para Mudar a Bahia” têm feito com que surjam especulações em torno de um possível desembarque do prefeito de Salvador e presidente nacional do DEM, ACM Neto, da campanha do correligionário Zé Ronaldo.

Tudo começou quando, na semana passada, o candidato oposicionista ao governo da Bahia, Zé Ronaldo, havia feito um simulacro de enquete, na qual perguntava a um eleitor sobre o voto. A pessoa respondeu que votaria no candidato à presidência da república, Jair Bolsonaro (PSL). Ao que o democrata respondeu: “essa é a verdadeira pesquisa”.

Após a declaração, o constrangimento foi tal que o assunto foi parar na coluna Painel, do jornal Folha de S. Paulo, com a notícia de que Neto teria chamado a atenção de Zé Ronaldo e pedido respeito pela candidatura de Geraldo Alckmin (PSDB), apoiada pelo DEM.

Porém, ao final de debate na TV, realizado na noite de ontem (2), na TV Bahia, José Ronaldo declarou apoio à candidatura de Jair Bolsonaro (PSL). A ação vai de encontro ao que defendeu o prefeito de Salvador e presidente nacional do Democratas, ACM Neto, que falava que o apoio de Ronaldo ao militar da reserva era “intriga”.

Durante os agradecimentos finais, o ex-prefeito de Feira de Santana disse que domingo (7), dia da eleição, era dia de garantir o voto útil em Bolsonaro para derrotar Fernando Haddad (PT). Questionado sobre a mudança, José Ronaldo disse que atende um pedido das ruas ao se mostrar favorável a um eventual apoio a Bolsonaro.

“Estou ouvindo das ruas. Eu sou anti-PT. Eu vou derrotar o PT domingo. Alckmin é anti-PT, Bolsonaro é anti-PT e Zé Ronaldo é anti-PT. Todos os candidatos anti-PT defendo o voto. Eu estou ouvindo isso das ruas, não tenho porque esconder”, disse.

Em nota, ACM Neto afirmou ter sido pego de surpresa com a atitude do correligionário: “Quero deixar registrado que esta não é a minha posição e nem a do Democratas. Seguimos trabalhando firme, como acontece desde o início da campanha, para eleger Geraldo Alckmin presidente do Brasil”, declarou. Antes do debate, Neto foi questionado sobre o tema e declarou que tudo não passava de “intriga”, já que o partido estava fechado para apoiar Geraldo Alckmin “até o fim”.

Na manhã de hoje, Neto cancelou toda a agenda relacionada á campanha de Zé Ronaldo, cancelando a visita com a comitiva da coligação aos municípios de Irecê e Lapão. Apenas o candidato ao Senado Jutahy Junior (PSDB) acompanhou candidato democrata.

O cancelamento da agenda seria um sintoma do “racha” na base oposicionista ao governo do estado, após um suposto descumprimento de Ronaldo, em relação ao alinhamento com a campanha do tucano Geraldo Alckmin à presidência da república.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.