sexta, 19 de abril de 2024
Euro 5.6195 Dólar 5.2768

ADVOGADO ELEITORAL DIZ QUE É ‘ZERO’ CHANCE DE FRAUDES A URNAS

Redação - 02/10/2018 11:15 - Atualizado 02/10/2018

O advogado eleitoral Marcelo Junqueira Ayres afirmou, em entrevista à Rádio Metrópole, que a chance de as urnas brasileiras serem fraudadas é “zero”. “São absolutamente seguras. Ela foi utilizada, pela primeira vez em 1996 e está sempre sendo aprimorada pelos técnicos do TSE. Além do mais, as urnas não são conectadas na internet ou rede externa, de modo que não podem ser atacada. Ela tem uma série de procedimentos de segurança, em camadas, todos criptografados, todos os procedimentos que são realizados na urna”, pontuou.

Ayres alertou, ainda, os eleitores que tiveram os títulos cancelados sobre como proceder agora. “Tem que ir ao TRE depois da eleição para regularizar, sob pena de não poder tirar passaporte, financiamento em bancos… É importante estar com documentos regulares para voltar a ter uma vida ativa”, afirmou.

O advogado advertiu que, no dia da votação, deve se levar um documento oficial com foto, mesmo que a urna disponha de biometria. “Não é necessário levar exatamente o título, porque mesmo colocando o dedo e o equipamento identifica. Mas é bom um documento com foto”, ressaltou. Ayres lembrou que não é permitir levar celular nem fotografar a urna, porque “pode colocar em xeque o sigilo do voto”. “O ideal é votar logo. Votar com tranquilidade, ir cedo. Levar um santinho, saber onde é sua zona. Pode levar até a urna sua ‘cola’”, contou.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.