sexta, 29 de março de 2024
Euro 5.4105 Dólar 5.0163

TOFFOLI ASSUME PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA COM VIAGEM DE TEMER A NOVA YORK

admin - 24/09/2018 07:21

O recém-empossado presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Dias Toffoli, cumpre agenda no Palácio do Planalto nesta segunda-feira (24) pela 1ª vez. Ele assumiu interinamente a Presidência da República no domingo (23) com a viagem de Michel Temer para da Assembleia Geral das Nações Unidas em Nova York.

O presidente do Supremo é o quarto da linha sucessória. Como o país está sem vice-presidente, o segundo sucessor seria o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ). O terceiro seria o presidente do Senado, Eunício Oliveira (MDB-CE). Os dois, no entanto, também saem do país quando Temer viaja porque podem ficar inelegíveis caso assumam a Presidência. Ambos são candidatos à reeleição.

Como tradicionalmente acontece, o chefe do Executivo brasileiro fará o discurso de abertura da assembleia. O Itamaraty não antecipou os temas que Temer deve abordar durante o pronunciamento. No entanto, de acordo com o subsecretário-geral de assuntos políticos multilaterais, Europa e América do Norte, Nelson Tabajara, o multilateralismo é um dos aspectos que devem ser citados ao longo do discurso.

A defesa de uma reforma do Conselho de Segurança das Nações Unidas é outro tema que deve estar na pauta. Antes do discurso, Temer terá uma breve conversa com o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.