quarta, 24 de abril de 2024
Euro 5.5286 Dólar 5.1715

MINISTRO DO TSE DETERMINA QUE PT SUSPENDA PROPAGANDA DE RÁDIO QUE PROMOVE LULA CANDIDATO

Redação - 03/09/2018 11:16 - Atualizado 03/09/2018

O ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Luis Felipe Salomão determinou que a coligação O Povo Feliz de Novo, encabeçada pelo PT, suspenda a veiculação da propaganda eleitoral de rádio que apresenta o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva como candidato à Presidência. O relator da Corte acolheu o pedido do partido Novo, que acionou a Justiça Eleitoral contra a campanha petista no rádio em 1º de setembro, que teria promovido Lula como postulante ao Executivo nacional.

Os pré-candidatos à Presidência Jair Bolsonaro (PSL), Marina Silva (Rede), Ciro Gomes (PDT) e Geraldo Alckmin (PSDB)Criticar bancos vira tendência na campanha dos candidatos à Presidência. Na última sexta-feira, o TSE declarou Lula inelegível por seis votos a um, com base na Lei da Ficha Limpa, em função de sua condenação em órgão colegiado por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso do triplex do Guarujá. O líder petista, que cumpre pena de prisão na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba, foi proibido de participar de atos de campanha até que o PT substituísse o seu candidato.

“As transcrições do programa de rádio veiculado não parecem deixar margem a dúvidas, no sentido de que estão sendo descumpridas as deliberações do Colegiado. De fato, o programa expressamente faz referência a Lula como candidato a presidente – de maneira enfática -, em frontal oposição ao que foi deliberado pela Corte”, destacou Salomão na decisão, de caráter liminar, assinada no mesmo dia do pedido do Novo. No bloco destinado à campanha no rádio, por exemplo, um locutor diz: “Lula é candidato a presidente sim.” Em outro ponto, é dito: “a decisão tá tomada, nós vamos com o Lula até o fim”.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.