sexta, 29 de março de 2024
Euro 5.4105 Dólar 5.0163

CIAVE COMEMORA 38 ANOS DA SEMANA DA DESINTOXICAÇÃO

admin - 27/08/2018 13:52

Em comemoração aos 38 anos de atuação, o Centro de Informações Antiveneno (Ciave) iniciou, nesta segunda-feira (27), as atividades da 5ª Semana Estadual de Prevenção das Intoxicações. A instituição, que atua em casos de intoxicação com substâncias químicas ou medicamentos e picadas de animais peçonhentos, será homenageado na terça-feira (28) pelos seus 38 anos, na Assembleia Legislativa da Bahia, no Centro Administrativo da Bahia. Já na quinta-feira (30), no dia do aniversario, o Ciave realiza o 5º Seminário de Toxicologia e Exposição de animais peçonhentos e plantas tóxicas, das 8h às 12h, no auditório principal do Hospital Geral Roberto Santos.

O diretor do Ciave, o médico Daniel Rebouças, informa que o órgão já atendeu 200 mil casos. Segundo ele, o centro atende anualmente cerca de 8.000 ocorrências tóxicas, registra cerca de 17,5 mil acidentes por animais peçonhentos e 3 mil casos de intoxicação em geral, através de notificações recebidas pelo Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), ocorridas em todos os municípios da Bahia. Em seus 38 anos de atuação, treinou e capacitou 1,5 mil estudantes da área de saúde. Também já capacitou mais de 5,8 mil emergencistas e 16 mil profissionais de saúde de nível médio, em todas as regiões do Estado.

O Ciave atua na orientação, diagnóstico, terapêutica e assistência presencial de pacientes intoxicados, realiza análises toxicológicas de urgência, na identificação de animais peçonhentos e plantas venenosas, manutenção e distribuição de antídotos e de soros antipeçonhentos para a rede pública estadual. Conta, ainda, com serviço voltado ao atendimento de pacientes com depressão grave e risco de suicídio. Rebouças informa que, durante a semana de mobilização, o órgão alerta a população e os profissionais de saúde da importância de se ter conhecimento técnico e de se evitar ações que podem agravar os acidentes, envolvendo principalmente crianças e adolescentes.

Segundo o médico plantonista Gustavo Mustafa, rapidez no contato e na providência são fundamentais e podem salvar uma vida. “O atendimento é feito 24 horas, por um médico. Atendemos tanto à comunidade quanto às equipes de saúde de hospitais, Upas, que discutem conosco os casos que estão atendendo. A partir do atendimento passamos os atendimentos devidos”.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.