quinta, 25 de abril de 2024
Euro 5.5076 Dólar 5.1535

FERRIES ABANDONADOS GERAM GASTO ANUAL DE R$ 140 MIL AO GOVERNO

Redação - 15/08/2018 07:42 - Atualizado 15/08/2018

Duas embarcações que faziam parte do sistema ferry boat, que faz a travessia entre Salvador e a Ilha de Itaparica, estão abandonadas em uma marina na Baía de Aratu, em Simões Filho, região de metropolitana de Salvador. As informações foram publicadas pelo G1, que reproduziu uma reportagem da TV Bahia. Atualmente, o sistema é operado pela Internacional Travessias, a qual assumiu a administração em 2013, após o Governo da Bahia declarar caducidade do contrato com a TWB.

De acordo com o site, R$ 140 mil são gastos por ano pelo Governo do Estado para manter os ferries, que viraram sucata.  A reportagem detalha que a embarcação Mont Serrat está fora de operação há 20 anos e tem a estrutura bastante comprometida. Já o Ipuaçu, está desativado há 5 anos e também já está sucateado. No Mont Serrat, os efeitos do tempo estão espalhados pelo casco. O aço está corroído e alguns buracos na estrutura estão aparentes. A vegetação cresce na estrutura de aço. Há sinais de infiltração por todo o navio e furos em toda parte do convés. Sempre na cheia da maré, o porão fica encharcado.

O engenheiro naval Marcos Parahyba explica que a embarcação só não afundou por causa de uma manutenção diária. “Está sendo feito um bombeamento 4h por dia. Mas, se esse bombeamento não for feito, ela pode afundar em menos de 24h. Em 18h. Com chuva, também, piora a situação, porque o convés dela não é estanque. Então, além da entrada de água pelas perfurações do casco, você tem entrada de água também pelo convés”, contou o engenheiro para emissora de TV.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.