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CONCESSIONÁRIA DE PONTE ITALIANA ADMINISTRA ESTRADAS NO BRASIL

Redação - 15/08/2018 10:26 - Atualizado 15/08/2018

O grupo italiano Atlantia, que tem a concessão da ponte que desabou parcialmente nesta terça-feira (14) em Gênova, têm interesses em Brasil, Chile e Espanha, e tem como acionista a tradicional família de industriais Benetton. O Atlantia administra mais de 5.000 quilômetros de rodovias, sobretudo na Itália, onde é encarregado de 51% da rede do país, incluindo o eixo Milão-Bolonha-Florença-Roma-Nápoles, e também em países como Brasil, Chile, Índia e Polônia.

No Brasil, a empresa italiana integra, junto com o grupo Bertin, a joint venture AB Concessões S/A. Segundo o site do grupo, a AB Concessões S/A administra mais de 1.500 km de rodovias, sendo “responsável pelas concessionárias Triângulo do Sol (100%), Rodovias das Colinas (100%) e Rodovias do Tietê (50%), em São Paulo, e a Nascentes das Gerais (100%), em Minas Gerais”.  Recentemente, o Atlantia se uniu ao germano-espanhol Hochtief-ACS para adquirir por € 18,2 bilhões (R$ 79,8 bilhões) a concorrente espanhola Abertis, que se apresenta como a primeira concessionária de rodovias com pedágio no mundo, com mais 8.600 quilômetros em 15 países.

A concessionária italiana, herdeira do grupo público Autostrade SpA, privatizado em 1999, faz parte do grupo Benetton, a famosa família de industriais italianos, que possui 30% de seu capital. O Atlantia indica em seu site ter investido 11,4 bilhões de euros para melhorar a sua rede italiana desde 1997, no âmbito de um programa de obras de 24,4 bilhões de euros em 923 quilômetros de rodovias. Na informação fornecida, indica que espera o aval das autoridades para iniciar a circunvalação de Gênova.

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