sexta, 29 de março de 2024
Euro 5.4105 Dólar 5.0163

AGRICULTURA FAMILIAR ABASTECE RESTAURANTES DE SALVADOR

admin - 02/08/2018 14:38 - Atualizado 02/08/2018

Quinzenalmente, alimentos orgânicos cultivados por produtores da agricultura familiar baiana chegam aos restaurante populares da Liberdade e do Comércio, em Salvador. Administrados pela Superintendência de Inclusão e Segurança Alimentar (Sisa) da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social do Estado (SJDHDS), os equipamentos servem cinco mil pratos por dia, a R$1 cada.

Por mês, os dois restaurantes recebem cerca de uma tonelada de insumos produzidos pela Associação Comunitária do Brinco, formada por 52 famílias de pequenos agricultores de Maragogipe, no Recôncavo baiano, além de polpa de frutas, fornecida por uma cooperativa do município de Gandu. Entre os principais alimentos orgânicos estão a banana da terra, o aipim e a batata doce.

De acordo com a superintendente da Sisa, Rose Pondé, a ação é pioneira no Brasil. “A Bahia é o primeiro estado a adquirir alimentos diretamente do agricultor familiar para abastecer restaurantes populares. Desta forma, garante-se renda aos pequenos produtores, que vendem esses produtos ao governo estadual por um preço justo e, ainda, uma alimentação saudável para quem mais precisa”.  Rose completa afirmando que “associações e cooperativas de agricultores familiares podem procurar a Sisa e oferecer os produtos para comercialização”.

 

 

 

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.