sexta, 29 de março de 2024
Euro 5.4105 Dólar 5.0163

BOLSONARO EVITA SE COMPROMETER COM RECRIAÇÃO DO SNI

admin - 24/07/2018 10:33

O candidato do PSL à Presidência, Jair Bolsonaro, ouviu nesta segunda-feira, 23, proposta de criar um sistema de inteligência “nos moldes” do Serviço Nacional de Informações (SNI), órgão do regime militar extinto em 1990, em encontro com militares da ativa e da reserva no Clube de Aeronáutica, no centro do Rio.

Em entrevista após o debate com os militares, Bolsonaro foi questionado se não tinha “jogado para a plateia” ao concordar com a ideia de recriar o SNI. O candidato ao Planalto não ratificou nem rejeitou a proposta. Limitou-se a dizer que o País “precisa” de um serviço mais “eficiente” de inteligência para prevenir problemas para o governo. Durante a ditadura, o SNI foi usado para coletar dados de adversários políticos.

Autor da ideia, o tenente-brigadeiro da reserva Carlos de Almeida Baptista afirmou que um novo SNI evitaria casos de corrupção. “Eu concordo 100%”, disse Bolsonaro, após o oficial propor que ele evitasse militares nos ministérios. “Como disse o Baptista, temos um governo sem um serviço de informações.” Criado pelo general Golbery do Couto e Silva, em junho de 1964, o SNI manteve uma rede de agências e departamentos nos órgãos federais e nos Estados e braços nas repartições públicas e empresas estatais. (Estadão)

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.