quinta, 25 de abril de 2024
Euro 5.5452 Dólar 5.1922

BAHIA É 2° DO NORDESTE EM PRODUÇÃO DE ENERGIA PELOS PRÓPRIOS CONSUMIDORES

Redação - 11/07/2018 14:34

A Bahia é o segundo estado da região Nordeste do Brasil onde os próprios consumidores geram sua própria energia. Neste mercado, o Estado contabiliza em torno de 100 empresas e mais de 2 mil empregos. A geração da energia por placas solares é a principal fonte da geração própria de energia. A liderança é do Ceará que responde por 25% dos consumidores que geram a própria energia e detém 40% da potência instalada da Região.

Um dos fatores que têm contribuído para o salto do segmento é a queda nos custos dos equipamentos. Em 2017, o preço do material fotovoltaico reduziu cerca de 25%, explica Benildo Aguiar, presidente do Sindicato das Indústrias de Energia e de Serviços do Setor Elétrico do Estado (Sindienergia-CE). Além disso, o trabalho conjunto realizado entre poder público e entidades do setor gera ambiente de governança. “Tem proporcionado capilaridade mais forte e facilita o transcurso para quem quer investir em geração distribuída”.

A questão da tributação, porém, ainda é empecilho. Enquanto Minas Gerais, primeiro lugar do País em geração distribuída, isenta o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para geração até 5 megawatts (MW), no Ceará a isenção é até 1MW. “Estamos trabalhando para ver se conseguimos elevar para 5MW, o que faz com que novos investidores venham e a gente cresça três vezes mais do que o previsto”, reforça Benildo. Segundo ele, o setor vem crescendo em média 10% ao mês.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.