sexta, 19 de abril de 2024
Euro 5.6195 Dólar 5.2768

MPF RECORRE DE DECISÃO QUE INOCENTOU GEDDEL DA ACUSAÇÃO DE EMBARAÇO À INVESTIGAÇÃO

Redação - 10/07/2018 19:57

O Ministério Público Federal (MPF) apresentou hoje (10) recurso à Justiça Federal, que absolveu Geddel Vieira Lima do crime de embaraço às investigações das operações da Polícia Federal (PF) Cui Bono e Sépsis. A acusação era de que o ex-ministro havia tentado pressionar empresário Lúcio Funaro, de forma a evitar que ele fizesse delação premiada, o que poderia implicar Geddel.

A iniciativa do MPF vem como resposta à decisão divulgada ainda na semana passada, pelo juiz Vallisney Oliveira, que inocentou o ex-ministro, com o entendimento de não haver provas de que ele tenha atrapalhado as investigações.

Quando da decisão que inocentou Geddel, o juiz Vallisney Oliveira manifestou-se nos autos do processo, com a perspectiva de que, apesar de haver indícios de que Geddel teria tentado atrapalhar as investigações, não há provas suficientes de ter havido conduta criminosa por parte do ex-ministro. Ainda que tenha havido uma série de ligações para a esposa de Funaro, a acusação do MPF de que ela estaria sofrendo constrangimento não foi comprovada, pondera o magistrado.

“Tampouco há prova de que as investigações foram abaladas ou prejudicadas pelo contato de Geddel com a esposa do réu Lúcio. As provas colhidas durante a instrução criminal demonstram que Raquel Pitta não se sentiu intimidada ou coagida com as ligações de Geddel, tampouco tais ligações tiveram o condão de influenciar a decisão de Lúcio Funaro acerca da colaboração premiada”, manifestou-se o juiz nos autos.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.