sexta, 29 de março de 2024
Euro 5.4105 Dólar 5.0163

SINDICOMBUSTÍVEIS É CONTRA PROJETO DE OTTO QUE PERMITE COMPRA DE ETANOL COM PRODUTORES 

admin - 20/06/2018 11:22 - Atualizado 20/06/2018

Por: João paulo Almeida

Em entrevista ao Portal Bahia Econômica, o diretor executivo do Sindicombustíveis – Bahia, Marcelo Travesso, afirmou que o setor não foi convidado a participar do debate em torno da lei aprovada ontem no congresso nacional  que autoriza a venda direta de etanol hidratado de usinas para os postos.

Segundo Marcelo, a venda direta do produto pode aumentar o número de fraudes e sonegação no setor, fazendo com que o preço do produto fique muito variado, prejudicando aqueles postos que estejam dentro da lei e paguem seus impostos. “Sem a devida fiscalização, quem pagar imposto vai vender mais caro e quem não pagar vai poder vender mais barato, gerando um problema no setor”. Travesso explica que historicamente a política de grande variação de preços do etanol, prejudica o setor.

O diretor também explica que existe uma possibilidade do preço da gasolina cair caso a concorrência do etanol faça o preço do derivado da cana de açúcar cair. “Existe sim a possibilidade da gasolina cair. Se você tem um produto com o mesmo efeito no posto mais barato com certeza você prefere o mais barato e isso pode fazer o setor de derivados do petróleo se posicionar diferente no mercado”.

Marcelo também disse que a Federação Nacional do Comércio de Combustíveis e de Lubrificantes (Fecombustíveis) está analisando se vai tomar alguma medida contraria ao projeto. Porém, não existe nada programado, nem oficializado em torno da questão. O projeto é de autoria do senador Otto Alencar(PSD) e contou com 47 votos favoráveis e, agora, segue para a Câmara dos Deputados. O projeto derruba artigo da Resolução 43/2009, da ANP, que só permite ao fornecedor comercializar o etanol com outro fornecedor cadastrado na ANP com um distribuidor autorizado pela agência, ou com o mercado externo.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.