quinta, 28 de março de 2024
Euro 5.4086 Dólar 5.0106

CRATERA COM QUASE 70 METROS DE LARGURA SE ABRE EM VERA CRUZ

admin - 13/06/2018 13:20

No pequeno povoado de Matarandiba, no município de Vera Cruz, na llha de Itaparica, um mistério tem despertado a atenção dos moradores. No meio de uma área de mata fechada, uma cratera de mais de 40 metros de profundidade, 69 metros de largura e 29 metros de área da superfície apareceu do nada, deixando todos intrigados.

O buraco fica em um terreno em que a indústria Dow Química tem o direito de explorar água de salmoura, com altíssima concentração de sal. A empresa identificou a alteração no dia 30 de maio e fez uma proteção com fita plástica e cartazes para tentar evitar que os moradores se aproximem. Um segurança também fica no local explicando à população do risco de queda.

O problema é que a cratera, que fica a cerca de um quilômetro do povoado, tem se tornado um ponto de visitação dos moradores. Famílias se arriscam e vão até o buraco para ver o fenômeno, como se estivessem num passeio qualquer de fim de semana. O povoado é habitado em sua maioria por marisqueiros, pescadores e caçadores – a maioria, gente de pouca condição financeira e pouca instrução formal.

O diretor de manutenção e operação da Dow Química na Bahia, Marcelo Braga, acredita inicialmente que o motivo da abertura do buraco seja um processo de erosão do solo. Há risco de a depressão aumentar, já que o processo de acomodação do solo pode não ter encerrado ainda. O medo dos representantes da indústria é que alguém se aproxime e sofra um acidente fatal, já que a terra pode voltar a ceder a qualquer momento.

“A nossa maior preocupação é que essa erosão é exposta e a gente não tem como impedir que as pessoas cheguem próximo. Tem o risco de as pessoas caírem. Não temos, legalmente, como impedir o acesso das pessoas. Primeiro que não está numa área privada nossa, e segundo a gente não tem o poder de polícia”, comentou Braga.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.