sexta, 29 de março de 2024
Euro 5.4105 Dólar 5.0163

BNDES VAI TER DE ASSUMIR MAIS RISCOS, DIZ MINISTRO DE TEMER

admin - 11/06/2018 11:14

O ministro do Planejamento, Esteves Colnago, afirmou nesta segunda-feira (11) que o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) terá de assumir mais riscos dentro de uma nova realidade de taxas de juros mais baixas. Atualmente, os juros básicos da economia estão em 6,5% ao ano, na mínima histórica.

“O BNDES tem um papel essencial nisso, nessa nova realidade, em que as taxas de juros são mais baixas. O BNDES vai ter de assumir mais riscos, vai ter de ser um promotor e catalisador do mercado de capitais”, declarou o ministro na abertura do seminário “Mercado de Capitais Brasileiro” promovido pelo Tribunal de Contas da União (TCU) e pelo BNDES.

Segundo ele, o mercado de capitais, que também conhecido como mercado de ações e títulos de dívidas, é um “grande aliado” para o crescimento da economia brasileira, mas acrescentou que é importante que as reformas, que promovam melhoria do ambiente de negócios e que garantam sustentabilidade para as contas públicas, continuem a ser adotadas. “Temos um caminho muito auspicioso de crescimento do mercado de capitais e de crédito”, disse.

O ministro observou que a emissão de debêntures de infraestrutura, por exemplo, somaram R$ 9 bilhões em 2017 e outros R$ 6 bilhões neste ano, o que representa uma parcela de 40% do total de papéis emitidos de 2012 em diante. “O mercado de capitais é influenciado pela solidez do mercado privado, que tem se mostrado consistente”, declarou.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.