sexta, 29 de março de 2024
Euro 5.4105 Dólar 5.0163

INDICADOR ANTECEDENTE DE EMPREGO REGISTRA 3ª QUEDA SEGUIDA

admin - 07/06/2018 10:26

O Indicador Antecedente de Emprego (IAEmp), da Fundação Getulio Vargas (FGV), registrou em maio a terceira queda consecutiva, o que não ocorria desde o início de 2015. Houve recuo de 2,5 pontos ante abril, para 101,1 pontos. Pela métrica de médias móveis trimestrais, o indicador também apresenta tendência de baixa, ao diminuir 2,9 pontos em relação ao mês anterior.

“Os últimos dados divulgados da economia brasileira surpreenderam negativamente. Com isso, está sendo revisado para baixo a taxa de crescimento do país, que impacta diretamente a contratação. Neste cenário, o IAEmp reflete a percepção de que tanto a situação dos negócios quanto a disposição de contratar tendem a ser menores nos próximos meses”, afirma Fernando de Holanda Barbosa Filho, economista da FGV.

Já o Indicador Coincidente de Desemprego (ICD) aumentou 2,3 pontos em maio, para 96,5 pontos, devolvendo a queda de 2 pontos do mês anterior. “O menor otimismo quanto ao crescimento da economia no ano de 2018 já está afetando a percepção dos trabalhadores quanto à melhora do mercado de trabalho. O ICD mostra que os trabalhadores continuam reticentes com relação ao futuro, apesar da queda (suave) da taxa de desemprego”, continua Fernando de Holanda Barbosa Filho.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.