quinta, 28 de março de 2024
Euro 5.3995 Dólar 5.0093

GOVERNO DA BAHIA REÚNE ENTIDADES E ELABORA PROPOSTAS PARA REVERTER HIBERNAÇÃO DA FAFEN

admin - 03/05/2018 11:09

O Governo da Bahia, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), reuniu nesta quarta-feira (02/05), entidades do setor industrial, sindicatos das indústrias, da classe trabalhadora e outros entes do governo para discutir propostas para reverter a hibernação da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados (Fafen). As propostas serão apresentadas à diretoria da Petrobras nesta quinta-feira (03/05), às 18h, em Salvador, quando acontecerá a 2ª Reunião da Comissão Técnica das Fafens, reunindo representantes do governo baiano e sergipano e representantes da federação das indústrias dos dois estados. O documento será assinado pela Fieb, Cofic, Sinpec, Abiquim e Sindipetro.

Segundo o secretário em exercício da SDE, Paulo Guimarães, serão propostas à diretoria alternativas para que a Petrobras reveja a posição de fechar a fábrica. “A Petrobras precisa entender que o encerramento da Fafen não é um fechamento de uma unidade qualquer, mas de uma fábrica crucial para o Polo de Camaçari, com produções essenciais para a agricultura brasileira. Não dá para simplesmente fechar a unidade sem verificar que condições podem ser atendidas e quem pode fazer este esforço. Nós temos uma proposta de ação emergencial e outra de longo prazo que em tendo sucesso pode trazer a manutenção dessa fábrica de fertilizantes como talvez até uma reativação de outras fábricas que consomem gás natural como matéria prima”, afirma.

“A iniciativa da SDE de convidar o Sindpetro Bahia foi muito importante porque nenhum outro canal de comunicação foi aberto com o sindicato. A Petrobras quando tomou a decisão de fechar a fábrica, se quer respondeu aos nossos ofícios e essa iniciativa do Paulo Guimarães tem sido muito boa para estreitar os laços e mostrar a classe trabalhadora que o estado está preocupada com ela. A reunião foi útil e importante, só um ponto que mereceu uma atenção maior nossa, pois dá margem a uma futura privatização e o sindicato não concorda. A Fafen precisa manter-se operando nas mãos da Petrobras que apesar de ser uma sociedade de economia mista, tem uma função social mais exacerbada que qualquer outra indústria privada do país, afirma o diretor do Sindpetro Bahia, Jailton Andrade.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.