sexta, 29 de março de 2024
Euro 5.4105 Dólar 5.0163

ONU PEDE MODERAÇÃO DIANTE DE ATUAIS CIRCUNSTÂNCIAS PERIGOSAS

admin - 14/04/2018 10:33

Secretário-geral da ONU, António Guterres, disse que o Conselho de Segurança tem como ‘principal responsabilidade a manutenção da paz’. O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu neste sábado (14), aos países-membros da organização, que mostrem moderação “nestas circunstâncias perigosas” e respeitem o direito internacional.

Guterres reagiu nesses termos ao ataque lançado nas últimas horas pelos Estados Unidos, Reino Unido e França contra alvos na Síria, como represália pelo suposto uso de armas químicas na cidade de Duma há uma semana. “Peço a todos os estados membros que mostrem moderação nestas circunstâncias perigosas e evitem qualquer possível escalada da situação e o sofrimento do povo sírio”, disse Guterres, através de um comunicado.

Ele também lembrou que o Conselho de Segurança tem como “principal responsabilidade a manutenção da paz e a segurança”, e pede que seus membros se unam “e assumam essa responsabilidade”. O conselho se reuniu esta semana em quatro ocasiões diferentes para analisar o caso sírio, mas as sessões foram encerradas sem acordos.

Por outro lado, nos debates ficaram claras as profundas divisões que enfrentam EUA e Rússia sobre a situação na Síria, a ponto de, ontem, Guterres chegar a dizer que “a Guerra Fria voltou”.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.