quinta, 28 de março de 2024
Euro 5.4105 Dólar 5.0163

FALTOU FISCALIZAÇÃO DA CAVALO MARINHO, DIZ MINISTÉRIO DO TRABALHO

admin - 19/03/2018 17:55

Um relatório elaborado pela Superintendência Regional do Trabalho na Bahia (SRT/BA), órgão do Ministério do Trabalho e Emprego, sobre o acidente com a lancha Cavalo Marinho I apontou que a empresa dona da lancha deixou de cumprir alguns pontos do contrato, e os órgãos competentes não fiscalizaram. O acidente aconteceu em 24 de agosto de 2017, aonde 19 pessoas morreram.

Segundo o documento, apresentado nesta segunda-feira (19) pela Superintendência, 10 condições contribuíram para o naufrágio e outras duas agravaram o acidente. Os dois primeiros pontos, classificados como ‘fatores externos’, apontam que a embarcação apresentava apenas uma saída para os passageiros que estavam no convés inferior – o que dificultou a fuga das vítimas.

Outras razões para o naufrágio, que completa sete meses no próximo sábado (24), são a falta de dragagem e desobstrução do canal marítimo de acesso ao atracadouro da praia de Mar Grande, que impossibilitaram a renovação da frota.

Segundo o coordenador regional de inspeção do trabalho portuário e aquaviário da SRT, Palmério Queiróz, a modernização da frota ficou condicionada a esse serviço. “O edital diz que o governo deveria fazer a dragagem e desobstrução do canal, mas isso não foi cumprido, ou seja, nem um nem o outro cumpriram o contrato”, afirmou.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.