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"As duas grandes empresas entregam o projeto formal de projeto e de sugestões para baratear a ponte. Assim que eles formalizarem o interesse e a proposta, nós vamos preparar a licitação e se tudo ocorrer bem, eu pretendo colocar a licitação no mês de abril na rua. Então, em abril nós estaríamos publicando a licitação da ponte. Se tudo ocorrer dentro do prazo"

Rui Costa
Governador da Bahia









NOTÍCIAS
 
PENDRIVE DE DELATOR INDICA PELO MENOS R$ 250 MILHÕES PAGOS PELA FETRANSPOR
07/12 - 11:17hs -

 


Apenas entre janeiro de 2013 e fevereiro de 2016, o esquema de "caixinha da Fetranspor", abastecido por 26 empresas de ônibus para pagar propina a políticos, movimentou mais de R$ 250 milhões de reais. A informação foi obtida em arquivos recuperados de um pendrive, entregue ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) pelos delatores Álvaro José Novis e Edimar Dantas, operadores financeiros do esquema.

A denúncia da operação Cadeia Velha, que levou à prisão os deputados Jorge Picciani, Paulo Melo e Edson Albertassi — todos do PMDB —, além de empresários do setor de ônibus, indica que o esquema de recolhimento de dinheiro de caixa dois nas garagens das empresas para pagamento de propinas a políticos existe, pelo menos, desde os anos 1990. Em delação premiada, o doleiro Álvaro José Novis contou que em 1990 ou 1991 foi procurado pelo empresário José Carlos Lavouras, ex-conselheiro da Fetranspor, para ajudar no recolhimento dos valores, que era feito pelas transportadoras de valores Transegur (hoje chamada Prosegur) e TransExpert.

De acordo com Novis, "o dinheiro custodiado era utilizado para fazer pagamentos a políticos", e as ordens para pagamento de propina eram dadas por José Carlos Lavouras — sempre por meio de bilhetes de papel. Novis contou que os pagamentos de propina tinham o objetivo de obter benefícios às empresas de ônibus e só foram suspensos quando a Polícia Federal (PF) realizou a operação Xepa, em março de 2016, na qual foram presos executivos da Odebrecht e o próprio Novis. Lavouras seria o responsável por organizar a arrecadação dos valores, pagos pelos empresários ligados à Fetranspor.


 






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