COLUNISTAS
 

ARMANDO AVENA - A ECONOMIA DO FORRÓ
ADARY OLIVEIRA - A PETROQUÍMICA E A ATRAÇÃO DE NOVOS INVESTIMENTOS
LUCAS LEAL - A SEMANA NA BOLSA DE VALORES - MAIS DO MESMO


BUSCA
 



ENTREVISTAS
 


CEZAR LEITE - VEREADOR PELO PSDB


SEU INVESTIMENTO
 


VAI VIAJAR DE ÚLTIMA HORA? VEJA COMO ECONOMIZAR NAS FÉRIAS DE JULHO




FRASE DO DIA
 


"Não me canso de falar. O Brasil está nos trilhos, no caminho da responsabilidade e na rota da recuperação [...] Não há plano B. Há que seguir adiante. Nada nos destruirá, nem a mim, nem aos nossos ministros"

Michel Temer
Presidente do Brasil









NOTÍCIAS
 
VEJA 5 DICAS PARA PROVAS DE PORTUGUÊS EM CONCURSOS PÚBLICOS
18/04 - 14:56hs -
 
 
 
Matéria cobrada em praticamente todos os concursos, pode ser o diferencial para a aprovação ou o ponto fraco que levará à reprovação. Além disso, conhecer bem a nossa língua e saber usá-la corretamente é útil também no dia a dia e em qualquer emprego.
 
1) Não deixe essa matéria por último
As provas de português costuma ser cansativas, porque é bastante comum conterem textos longos. Além disso, as questões muitas vezes contém sutilezas que precisam de uma mente descansada para serem percebidas.
 
2) Leia as questões antes do texto
Nas provas de português, é praxe haver um texto seguido de questões sobre o mesmo. Como o tempo é um recurso importante na prova, pode ser mais produtivo ler primeiro as questões, para ter uma ideia do que será pedido e já fazer a leitura com foco no que será preciso responder.
 
Ainda assim, na hora de resolver a questão, o candidato deve voltar à linha do texto mencionada no enunciado, e examinar com atenção as opções de resposta.
 
3) Atenção às questões de interpretação
Nas questões de interpretação, observe o que está sendo perguntado: é o que está dito no texto ou o que o autor quis dizer? Isso faz toda a diferença na resposta.
 
Muito cuidado para não responder com base na sua opinião. Na hora da prova, ela não conta.
 
4) Atenção e paciência
Não é raro a gente ler o texto e na hora de responder à questão ficar em dúvida quanto ao que está sendo perguntado ou qual opção é a certa. Nesse caso, é preciso voltar ao texto, reler as linhas indicadas com toda a atenção, de olho na pergunta e nas alternativas, quantas vezes for necessário. A prova de português muitas vezes depende mais disso do que de conhecimento de regras de gramática.
 
Mas, só gaste esse tempo depois de ter respondido a todas as questões que pode, de todas as disciplinas.
 
5) Hábito de leitura
Dica que dever ser usada antes da prova, ter hábito de ler faz toda a diferença nas provas de português e mesmo nas de outras disciplinas.
 
Permite que o candidato esteja à vontade, mesmo em textos ou enunciados muito longos, e facilita a correta compreensão dos comandos das questões e dos textos apresentados. 
Ler com frequência também amplia o vocabulário, e isso pode ser decisivo na compreensão de uma questão de prova.



 





Rua Dr. José Peroba, 297, edf. Atlanta Empresarial, sala 709/710 - Stiep - Salvador CEP: 41.770 - 235 - Tel: 3037 - 2960, Tel - 3565 - 2888