COLUNISTAS
FRASE DO DIA

“Mesmo com a crise econômica que se instalou no Brasil, nós, da Prefeitura, somos hoje referência no país pela eficiência"

ACM Neto
Prefeito de Salvador

VEJA ALGUMAS AÇÕES DO GOVERNO SUKA ATÉ OS PRIMEIROS 100 DIAS UBAITABA
17/04 - 13:16hs -
 
 
Diversos conquistas já estão chegando a Ubaitaba, e várias emendas parlamentares já foram destinadas para a cidade, quase 2 milhões de reais, através dos deputados da base alidada, Bebeto Galvão, Davidson Magalhães, senadora Lídice da Mata e a deputada Fabíola Mansur. O governo Ubaitaba, cidade das canoas, liderado pela prefeita Suka encontrou diversos problemas na cidade, tanto da ordem financeira, quanto da ordem física. A cidade com nome sujo no CAUC e com diversos débitos, o que de certa forma, foi um entrave nos meses iniciais, mas que já estão quase todos regularizados. Uma equipe totalmente nova assumiu o governo do município, e os 100 primeiros dias serviram também para se organizar, mesmo assim, diversas ações já foram executadas, e alguns projetos novos já começam a surgir.

Destacamos:
° Limpeza completa do Lago Fernando Lona
° Limpeza geral e pintura do terminal rodoviário, recuperação do telhado com fibra.
° Mutirão de Limpeza da Beira Rio na Praça da Feira e diversas ruas da cidade
° Reforma da Cantina Central
° Criação do Circuito Esportivo – Projeto Sukão – Consiste num projeto de 18 modalidades esportivas que acontecerá periodicamente na cidade, incentivando a prática de esportes na cidade.
° Criação do Projeto Cidadania nos Bairros – Ação conjunta de diversas secretarias oferecendo serviços de da prefeitura para a população nos bairros. O primeiro foi na Ruinha. Mais de 15 serviços foram oferecidos, foram 02 ônibus da saúde oferecendo serviços dentários, preventivos, ortopedista, médico, assessoria jurídica, além da oferta de exames também aconteceu o mutirão da dengue.
° Melhoria na varrição, limpeza de entulhos e coleta do lixo, é possível ver essa diferença nas ruas que já estão bem mais limpas que no passado.
° Obra de desvio da canalização do esgoto no bairro da Conceição.
° Escolinhas de futebol, todas funcionando com 150 alunos.
° Requalificação da iluminação pública em toda a cidade, diversos bairros já passaram por melhorias, como as avenidas Beira Rio, presidente Vargas, Praça Cultural, bairro da Telebahia, Armandão e outros, os principais serviços foram a troca de lâmpadas queimadas, reatores e sensores fotoelétricos.
° Recuperação das ruas de forma sistemática, além da operação tapa-buracos, metade da cidade já está recuperada. Os buracos nas ruas eram um grande problema da cidade.
° Limpeza de estradas vicinais. Breve melhorias mais significativas.
° Aprovação do Projeto da Canoagem junto ao governo do Estado,. As obras devem ser iniciadas ainda neste semestre.
As primeiras medições já foram feitas pela empresa contratada pelo Governo estadual. A verba estava impedida de sair porque o nosso município estava inadimplente no CAUC.
° Água tratada para o assentamento de Cachoeira Bonita, implantação já foi liberada e os engenheiros já estiveram no local para os estudos iniciais. (já em vias de execução)
° Pintura de 97% dos colégios, só resta 01 colégio para terminar na zona rural. As pinturas desse ano envolveu paredes, portas, portões, grades e janelas.
° Regularização e negociação de débitos da prefeitura: junto a Caixa, só de consignados nesse banco a prefeitura devia mais de 200 mil reais, além das dividas em outros bancos; conta de água – mais de 98 mil reais de débito, empréstimo consignado na Caixa mais de 200 mil, com a empresa do lixo hospitalar de 18 mil, entre outras pendências do município que já foram regularizadas. Pagamento do décimo terceiro atrasado dos funcionários totalizando cerca de 500 mil reais.
° Realização do Campeonato de Futebol Interbairros pela Prefeitura e com público médio de 200 a 300 pessoas.
° Reforma do vestiário do campo da Ruinha.
° Realização da Festa da Padroeira de Faisqueira.
° Ambulância nova através do Governo do Estado, através de emenda parlamentar da deputada estadual Fabíola Mansur. Mais uma nova ambulância deve chegar em maio.
° Viatura nova através do Governo do Estado.
° Conseguiu doação de 02 carros para a secretaria de Agricultura e Meio Ambiente.
° Medicamentos para o todos os postos de saúde já disponível. A secretaria de saúde foi encontrada com almoxarifado sem medicamentos.
° Ampliação dos serviços médicos nos Postos de Saúde, ampliando, inclusive a oferta de cardiologista que teve a carga de trabalho dobrada e dentista que subiu de 01 para 02 no Posto do Centro. Além da recontratação dos médicos, inclusive os que estavam com salários atrasados, que foram regularizados.
° Ubaitaba aderiu ao Programa Municípios Culturais, isso é importante para fomentar o desenvolvimento da cultura no município.
° Realização de Censo Cultural do município (em andamento).
° Jornada Pedagógica mantida e realizada com grande sucesso.
° Reunião e Parceria com Associações locais para continuidade na execução do programa PAA de Alimentos com a Distribuição de alimentos para as famílias cadastradas e acompanhadas na secretaria de ação social.
° Renovação da Parceria com o governo do Estado para a aquisição e distribuição do Leite Fome Zero no atendimento de crianças matriculadas na creche e pré-escola do município;
° Aluguel de espaço para abrigar a delegacia que está condenada por laudo técnico. A primeira luta da prefeita é pela construção de um Disep – Distrito de Segurança na cidade, essa busca já tá sendo feita junto ao governo do Estado.
° Lanche para as crianças da Canoagem, pela primeira vez as crianças da canoagem tem direito a lanche, são servidos 08 da manhã e 15h da tarde.
° Audiências públicas realizadas em Faisqueira e Piraúna
° Conquista e regularização de Emendas parlamentares para Ubaitaba. Através dos deputados e senadora da base aliada da prefeita Suka:
Bebeto Galvão destinou mais de 1 milhão e 400 mil reais para Ubaitaba. As emendas são de 600 mil reais para reforma do ginásio de Esportes que será iniciado em breve. 408 mil para o PSF do Zitão, 400 mil para equipamentos de saúde;
° 408 mil reais para a Unidade Básica de Saúde da Família do Zitão sendo que 86 mil já está na conta, está em processo de compra do terreno e processo licitatório para iniciar. (Bebeto Galvão);
° 400 mil para a compra de equipamentos de saúde, Bebeto Galvão;
° 179 mil reais, através de Davidson Magalhães, para investir na saúde. (essa já havia sido destinada já no final do ano passado);
° 200 mil reais, através da senadora Lídice da Mata, também para a saúde.
(Para você entender de forma simples, Emenda Parlamentar é uma verba que o deputado tem direito e ele pode destinar para a cidade que ele quiser).
É possível perceber que o trabalho está apenas começando, muitas das obras terão início ainda nestes próximos 3 meses, como: PSF do Zitão, aquisição de carros para a saúde, calçamento do Zitão, calçamento do Novo Olímpia, Centro de Canoagem, entre outros.



 








Rua Dr. José Peroba, 297, edf. Atlanta Empresarial, sala 1503 - Stiep - Salvador CEP: 41.770 - 235 - Tel: 3037 - 2960