COLUNISTAS
FRASE DO DIA

“Mesmo com a crise econômica que se instalou no Brasil, nós, da Prefeitura, somos hoje referência no país pela eficiência"

ACM Neto
Prefeito de Salvador

JURISPRUDÊNCIA EXIGE CANDIDATO ATUALIZADO
10/04 - 13:39hs -
 

 
Quem pretende fazer um concurso para seguir na área jurídica e ocupar cargos como delegado ou procurador jurídico precisa entender sobre jurisprudência. Isso significa que, além de ter conhecimento sobre a lei, é indispensável que o candidato saiba como ela é tratada atualmente pelos tribunais superiores. Isto porque a interpretação das leis muda conforme a época e a composição das cortes superiores. Por isso, o assunto é apontado como o de maior dificuldade para os concurseiros. 
 
Ricardo Wermelinger, professor de Direito Tributário no Ponto dos Concursos, diz que não é regra que os certames apontem no enunciado da questão que aquilo se trata de jurisprudência, mas o candidato pode identificar. “Às vezes, a banca repete o trecho de julgamento e utiliza como questão”, diz. Porém, ele afirma que por não ser simples a memorização desses textos, a recomendação é saber “dentro da matéria que se está estudando como os tribunais entendem aquele assunto”.

Segundo Alessandro Marques, criador da Coach de Concursos, a jurisprudência vale para todas as matérias jurídicas e o candidato precisa saber onde deve se atualizar. “Quem tem interesse na Justiça do Trabalho deve ficar atento às decisões dos tribunais que atuam nessa área”, fala. A atualização é importante porque “a cada dia novas jurisprudências e entendimentos são publicados e é fundamental que o aluno esteja conectado com a realidade jurídica”, explica Rodrigo Bezerra, gerente pedagógico do CERS Cursos Online. Segundo ele, muitos concurseiros perdem questões por estudarem por materiais desatualizados.



 








Rua Dr. José Peroba, 297, edf. Atlanta Empresarial, sala 1503 - Stiep - Salvador CEP: 41.770 - 235 - Tel: 3037 - 2960