COLUNISTAS
 

ARMANDO AVENA - A ECONOMIA DO FORRÓ
ADARY OLIVEIRA - A PETROQUÍMICA E A ATRAÇÃO DE NOVOS INVESTIMENTOS
LUCAS LEAL - A SEMANA NA BOLSA DE VALORES - MAIS DO MESMO


BUSCA
 



ENTREVISTAS
 


CEZAR LEITE - VEREADOR PELO PSDB


SEU INVESTIMENTO
 


VAI VIAJAR DE ÚLTIMA HORA? VEJA COMO ECONOMIZAR NAS FÉRIAS DE JULHO




FRASE DO DIA
 


"Além de uma tradição cultural que precisa ser mantida e potencializada, o São João da Bahia também é uma atividade econômica para as cidades baianas. Acredito que o São João é para o interior, proporcionalmente, o que o Carnaval é para Salvador. Gera renda, atrai visitantes. As pessoas alugam suas casas, pousadas e hotéis ficam lotados e o comércio local é movimentado. Por isso é importante a participação do Estado para que as festas aconteçam",

Rui Costa(PT)
Governador da Bahia  









NOTÍCIAS
 
VEJA ALGUMAS DESPESAS MÉDICAS QUE PODEM SER DEDUZIDAS DO IR
15/03 - 08:38hs -


 
As despesas médicas estão entre os fatores que mais levam contribuintes para a malha fina, segundo a Receita Federal. Não há limite para a dedução de despesas médicas, mas nem todo tipo de gasto pode entrar na declaração. E também é necessário fazer a declaração completa para pedir a dedução.

Foram ouvidos os especialistas Luis Castelo, advogado da Lopes & Castelo Sociedade de Advogados, Silvinei Toffanin, especialista e diretor da Direto Contabilidade, Gestão e Consultoria, e Cleiton Felipe, especialista da área de tributos da auditoria e consultoria BDO para elaborar um tira-dúvidas sobre a declaração de despesas médicas no IR 2017.

O que pode ser deduzido?

As despesas médicas se caracterizam pelos pagamentos efetuados, para o seu próprio tratamento ou o de seus dependentes, a médicos de qualquer especialidade, dentistas, psicólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, hospitais, e as despesas provenientes de exames laboratoriais, serviços radiológicos, aparelhos ortopédicos e próteses ortopédicas e dentárias.

O marca-passo é dedutível desde que esteja incluído na conta hospitalar ou na conta emitida pelo profissional. As próteses dentárias e aparelho ortodônticos requerem a comprovação e nota fiscal em nome do beneficiário.

O que não pode ser deduzido?

Despesas cobertas pelo plano ou seguro saúde ou que foram reembolsadas não devem ser deduzidas. Despesas referentes a acompanhante, exames de DNA para investigação de paternidade, gastos com medicamentos (exceto se estiver em conta hospitalar) e com passagem e hospedagem no Brasil ou no exterior para fins de tratamento médico também não entram na dedução. (G1)






Rua Dr. José Peroba, 297, edf. Atlanta Empresarial, sala 709/710 - Stiep - Salvador CEP: 41.770 - 235 - Tel: 3037 - 2960, Tel - 3565 - 2888