COLUNISTAS
 

JOSÉ MACIEL - PÁTRIA CHEGA AO OESTE BAIANO
LUCAS LEAL - PANORAMA DO MERCADO: ALTA VOLATIVIDADE
ARMANDO AVENA - OS PRESIDENCIÁVEIS DA BAHIA


BUSCA
 



ENTREVISTAS
 


RICARDO ALBAN - PRESIDENTE DA FIEB


SEU INVESTIMENTO
 


BITCOIN BATE US$ 18 MIL APÓS ESTREAR NA BOLSA DE CHICAGO




FRASE DO DIA
 


"Se fosse fácil já teria votado.Vamos fazer todo o esforço para (a votação) ser na próxima semana”

Henrique Meirelles
Ministro da Fazenda do Brasil, falando sobre a votação da previdência  

 

 








ENTREVISTAS
 
ALBERTO NUNES - PRESIDENTE DA CDL SALVADOR


BE- Presidente qual a expectativa para as vendas nesse final de ano com o lançamento da campanha com foco no comércio de rua?

A.N. –
A expectativa é um crescimento entre 5% e 6% se fizermos a comparação entre dezembro de 2016 e dezembro de 2017. A campanha “Natal de luz e prêmios” vai estimular as vendas no comércio de rua, que é um segmento que sofre muito com a crise. Os lojistas de shoppings também vão participar então a expectativa é a melhor possível. Se você analisar bem o cenário atual é muito promissor. A inflação que chegou a 11% no ano passado esse ano em média 3%. A selic que chegou a 14% esse ano chegou a 7,5%. Tudo isso são sinais positivos da recuperação econômica.    

BE- Como a CDL vai ajudar os lojistas nessa campanha?

A.N. –
A cada R$ 50 reais em compra o consumidor terá direito a um ticket que vai concorrer a um sorteio que pode ganhar prêmios. Dentre eles temos cinco caminhões de prêmios, ou um carro, ou duas motos. Uma novidade esse ano é que o lojista que vender ao bilhete premiado também vai ganhar uma viagem com tudo pago para os Estados Unidos, para acompanhar em Miami o USA open de Tênis. Esse é mais um incentivo para campanha que chega a sua terceira edição pela primeira vez com 30 dias.      

BE- Em termos de geração de empregos qual a expectativa da CDL para esse final de ano?

A.N. -
Todo mês de dezembro existe uma grande expectativa de contratações. Passamos um momento muito difícil em 2016, porém o comércio mesmo em crise sempre contrata nesse final de ano. A expectativa real é que existam em média entre três mil e três mil e quinhentos novas contratações até o carnaval. Por que se você analisar as lojas contratam por um momento maior que as festas de final de ano. Destacamos ai os hotéis os restaurantes que contratam para o período de férias.  

BE- A nova Lei Trabalhista vai auxiliar nessa alta na geração de empregos nesse mês de dezembro?

A.N. –
Acredito que sim. Se você analisar bem observamos que várias lojas não contratavam nesse período de final de ano pela questão de ter que pagar horas extras e vários outros pontos que a antiga lei colocava. Agora a questão está mais flexibilizada e isso é muito bom para o lojista que vai ter mais condição de empregar num momento em que as vendas sejam em alta.

BE- Como o governo e a Prefeitura estão participando da campanha?

A.N. –
O governo e a prefeitura são fundamentais nesse processo. O Governo anunciou que vai parcelar o ICMS do lojista e a prefeitura vai ajudar na decoração e iluminação da campanha em toda cidade. Ambas ações ajudam muito a campanha pois deixa claro a importância do segmento para a economia do estado. Essa medida da prefeitura e do governo já acontece a muito tempo e os lojistas sentem a diferença na hora de fechar as contas em dezembro.  

BE- Presidente com o momento que o comércio vive podemos afirmar que o segmento saiu da crise ?

A.N -
Podemos afirmar que o momento é de alta. Se você observar ano passado vivemos um momento muito complicado em todos os setores. Em 2017 o comércio começou a se recuperar a partir de março e então vem conseguindo se estabilizar com o passar do tempo. é dificil falar que saiu completamente da crise, mas se conseguirmos ficar cerca de 8 meses nesse ritmo que estamos podemos dizer que vamos dá um salto grande para sair da crise. Esse é um fato. Nesse momento o que podemos dizer é que as coisas estão caminhando bem e o segmento tem se recuperado.   



Rua Dr. José Peroba, 297, edf. Atlanta Empresarial, sala 709/710 - Stiep - Salvador CEP: 41.770 - 235 - Tel: 3565 - 2888