COLUNISTAS
 

ARMANDO AVENA - O MELHOR CARNAVAL DO BRASIL
LUCAS LEAL - PANORAMA DO MERCADO: REDUZINDO A VELOCIDADE
JOS√Č MACIEL - AGRONEG√ďCIO, TEND√äNCIAS E INCERTEZAS


BUSCA
 



ENTREVISTAS
 


PATRICIA ORRICO - GERENTE DE COM√ČRCIO EXTERIOR NA FIEB


SEU INVESTIMENTO
 


'CORRETORA' DE BITCOIN MOVIMENTA AT√Č R$ 20 MILH√ēES POR DIA




FRASE DO DIA
 


 

“Está se dando um salto triplo sem rede. Não pode errar”

Rodrigo Maia, presidente da Câmara de Deputados

Sobre a intervenção federal no Rio de Janeiro
 









ENTREVISTAS
 
JAQUES WAGNER - SECRET√ĀRIO DE DESENVOLVIMENTO ECON√ĒMICO

 


BE- SECRETÁRIO QUAIS OS PRINCIPAIS INVESTIMENTOS QUE A BAHIA PODE RECEBER NO ÚLTIMO TRIMESTRE DO ANO?

JW- As energias renováveis e a mineração foram os principais destaques deste ano. No setor de mineração a Lipari Diamantes, localizada no município de Nordestina, elevou o Brasil ao ranking dos 5 principais países exportadores de diamantes no mundo. Deve fechar o ano com um volume de produção dez vezes maior que o ano passado. No setor de energia, demos um salto em solar fotovoltaica, ocupando  a liderança brasileira, com a inauguração do Complexo Solar Bom Jesus da Lapa. Está prevista também a inauguração de mais três parques solares da Enel em Tabocas do Brejo Velho. Além de 7 parques eólicos da Cer Energia em Gentio do Ouro. E os investimentos continuarão a crescer pois em dezembro teremos dois leilões com previsão de entrega de energia para 2021 (leilão A-4) e 2023 (leilão A-3). No leilão A-4 a Bahia foi o líder no cadastramento de energia solar com 28% (162 projetos) e também em energia Eólica com 34 % (324 projetos). Já no A-6 que contempla a eólica a Bahia também é líder com 34% (321 projetos).

BE- A GERAÇÃO DE EMPREGOS NO ESTADO TEM APRESENTO NÚMEROS MELHORES QUE O ANO PASSADO. PORÉM O RITMO DE CRESCIMENTO DO ESTADO É MENOR DO QUE O BRASIL E OUTRAS REGIÃO DO NORDESTE. COMO O SENHOR AVALIA ESSA QUESTÃO? 
 
JW- A SDE tem trabalhado exaustivamente para a captação de novos empreendimentos, por isso avançamos no número de postos de trabalho. O governo tem implantado diversos programas que estimulam a oferta de emprego, incluindo os jovens, mulheres, negros e estudantes de escola pública. Temos o programa Primeiro Emprego e Partiu Estágio. Além disso, dez novos empreendimentos estão com previsão de operação até o final de 2017, com investimentos estimados em R$76 milhões de reais que vão gerar mais 445 empregos. Até 2019 a previsão é de mais 44 mil novos postos de trabalho.
 
 
BE- A PRESENÇA DA SENADORA LÍDICE DA MATA TEM GANHADO FORÇA NA CHAPA MAJORITÁRIA DO GOVERNADOR RUI COSTA. PORÉM EXISTEM MUITOS NOMES PARA OCUPAR O POSTO DE CANDIDATO AO SENADO DA CHAPA DE RUI. A SENADORA É MESMO UM NOME A SER ANALISADO ?

JW- Temos nomes muito fortes para compor a chapa. A senadora Lídice da Mata, que luta incansavelmente pelo bem dos baianos, é um desses nomes que certamente será analisado pelo governador Rui Costa.
 
BE- EM ENTREVISTA RECENTE AO BAHIA ECONÔMICA LIDICE AFIRMOU QUE A MONTAGEM DA CHAPA DE RUI SÓ VAI COMEÇAR NO ANO QUE VEM E QUE O NOME DO SENHOR AINDA NÃO É DEFINITIVO. COMO O SENHOR VAI SE POSICIONAR EM RELAÇÃO A CHAPA DE RUI NO ANO QUE VEM. O SENHOR É CANDIDATO AO SENADO, A CÂMARA DOS DEPUTADOS?

JW- Meu nome está colocado para o Senado, mas posso me candidatar a outro cargo para abrigar nomes fortes na chapa.
 
BE- A PREFEITURA DE SALVADOR ANUNCIOU QUE VAI CONSTRUIR O CENTRO DE CONVENÇÕES NO AEROCLUBE. UM PROJETO QUE O GOVERNO DO ESTADO ESTAVA TENTANDO FAZER A MAIS DE UM ANO QUANDO O ANTIGO EQUIPAMENTO DESMORONOU. COMO O SENHOR ANALISA ESSA QUESTÃO?

JW- O governador Rui Costa construirá o novo centro de convenções do tamanho que a Bahia merece e necessita. Será outra obra tamanho G de Governo do Estado.   




Rua Dr. José Peroba, 297, edf. Atlanta Empresarial, sala 709/710 - Stiep - Salvador CEP: 41.770 - 235 - Tel: 3565 - 2888