COLUNISTAS
 

ARMANDO AVENA - A ECONOMIA DO FORRÓ
ADARY OLIVEIRA - A PETROQUÍMICA E A ATRAÇÃO DE NOVOS INVESTIMENTOS
LUCAS LEAL - A SEMANA NA BOLSA DE VALORES - MAIS DO MESMO


BUSCA
 



ENTREVISTAS
 


CEZAR LEITE - VEREADOR PELO PSDB


SEU INVESTIMENTO
 


VAI VIAJAR DE ÚLTIMA HORA? VEJA COMO ECONOMIZAR NAS FÉRIAS DE JULHO




FRASE DO DIA
 


"Além de uma tradição cultural que precisa ser mantida e potencializada, o São João da Bahia também é uma atividade econômica para as cidades baianas. Acredito que o São João é para o interior, proporcionalmente, o que o Carnaval é para Salvador. Gera renda, atrai visitantes. As pessoas alugam suas casas, pousadas e hotéis ficam lotados e o comércio local é movimentado. Por isso é importante a participação do Estado para que as festas aconteçam",

Rui Costa(PT)
Governador da Bahia  









ENTREVISTAS
 
FÁBIO MOTTA - SECRETÁRIO DE MOBILIDADE URBANA DE SALVADOR
 

 

BE- Com o preço da gasolina cada vez mais alto o custo básico para transporte em Salvador tende a aumentar. Existe a possibilidade de aumento de transporte para capital nos próximos meses? 
 
FM-O Poder Público tem a obrigação de manter o equilíbrio econômico e financeiro dos contratos de concessão, fato que não implica necessariamente no aumento de tarifa do usuário. 

BE- O número de rodoviários vítimas da violência cresce a cada dia. Diversos casos são noticiados nos jornais quase que diariamente. Quais medidas a prefeitura tem adotado para evitar esses triste fato para categoria? 

FM- questão da violência é uma problemática diretamente relacionada à segurança pública. Entretanto, a Prefeitura cuidou de exigir como requisito obrigatório nos contratos de concessão do serviço de transporte público a instalação de câmeras de circuito CFTV e GPS em toda a frota. Esses sistemas funcionam como mecanismos auxiliares do trabalho das polícias. Inclusive, recentemente, a Secretaria de Segurança Pública (SSP) criou um comitê específico para tratar sobre a segurança do transporte rodoviários, que busca resolver esse tipo de questão.

BE- A prefeitura de Salvador anunciou durante a campanha a troca da frota por ônibus mais modernos com ar condicionado. Como está esse processo de mudança?

FM-Foi anunciado a renovação da frota dos ônibus municipais, o que já vem acontecendo ao longo desses primeiros anos de concessão. Hoje,  a nova média de idade da frota de Salvador é de 3,7 anos - o que a torna a frota de ônibus mais nova do país. Além disso, 96% dos ônibus com acessibilidade e 60% com tecnologia de baixa emissão de poluentes. A questão dos ônibus com ar condicionado, como especificado no edital de licitação, diz respeito ao padrão de veículos do  Projeto Corredores de Transporte Público Integrado de Salvador – o BRT, além do sistema especial de ônibus executivos, o connect bus, que foi lançado em abril desse ano. 

BE- A frota de ônibus de Salvador é suficiente para a demanda atual da capital?

FM- Sim. A frota de ônibus, assim como a divisão das linhas, é estipulada de acordo com um estudo de demanda. Hoje, para agilizar e facilitar o acesso ao transporte público, a população ainda pode utilizar o Cittamobi, aplicativo informa a previsão de chegada dos ônibus nos pontos e qualquer pessoa pode fazer o download gratuito em aparelhos IOS ou Android, além do recurso do Bilhete Único, no qual pode fazer a integração entre dois coletivos ou com o metrô, no período de 2h, e pagar apenas pelo primeiro. 
 

 

Rua Dr. José Peroba, 297, edf. Atlanta Empresarial, sala 709/710 - Stiep - Salvador CEP: 41.770 - 235 - Tel: 3037 - 2960, Tel - 3565 - 2888